Geral

Estado do Piauí tem intenso roteiro Turístico durante a Semana Santa

semana santa Piauí roteiro turistico

Domingo - 22/03/2015 às 21:03



A Semana Santa do Piauí é uma importante fonte geradora de renda para o Estado. Além de aquecer o comércio local, o período movimenta a rede hoteleira e de bares e restaurantes. Quem chega ao Piauí no período sente um clima diferente, pois tudo fica voltado para as ações religiosas, desde a programação das igrejas até as atividades artísticas e culturais.

A região já conta com um roteiro turístico religioso, composto por várias atrações, como a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada a cerca de 20km de Teresina, e que em 2013 foi reestruturada para receber os turistas. Depois pode se visitar a belíssima Oeiras, primeira capital do Estado do Piauí, situada a 313 km da capital, e que possui a Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, com mais de 350 anos. Na quinta-feira santa é realizada, todos os anos, uma das maiores e mais belas procissões do Brasil, o Fogaréu. Tradicional no município, a procissão tem a participação de cerca de 10 mil homens, que levam tochas de fogo pelas ruas. As mulheres, que não podem participar, acompanham a movimentação das calçadas e janelas.

Partindo de Oeiras, você encontrará a 98 km a cidade de Floriano/PI, que abriga o Teatro Cidade Cenográfica e o espetáculo Paixão de Cristo. A cidade situa-se na zona fisiográfica do Médio Parnaíba, à margem direita do rio. A cidade fica a 243 Km da capital do Piauí, ela tem 57.690 habitantes. Por ser o portal de entrada da região Sul do Estado e dos cerrados piauienses, possui vocação natural para ser um grande centro comercial e turístico de uma região de 58 municípios de vários estados.

A encenação da Paixão de Cristo em Floriano é realizada com diversos objetivos: para comemorar a Páscoa, desenvolver a cultura local, potencializar o turismo na região, expor e divulgar produtos regionais. Durante sua realização observa-se o crescente número de turistas na cidade, que se hospedam em estabelecimentos locais, movimentando das mais variadas maneiras a economia. Lojas, teatros, bares, restaurantes e comércios são beneficiados pelo aumento no fluxo de pessoas durante a Semana Santa na região.
Todos os anos, a Paixão de Cristo de Floriano acontece na sexta-feira Santa e sábado de Aleluia, às 20h, no Teatro Cidade Cenográfica, segundo maior a céu aberto do Brasil. Organizado pelo Grupo Escândalo Legalizado Teatro – ESCALET o evento tem entrada franca e conta com a participação de centenas de atores locais e nacionais.

A Paixão de Cristo em Floriano conta com apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura do Município de Floriano, Caixa Econômica Federal, Ministério da Cultura, Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, Fundação Cultural do Piauí, Laboratório Sobral, Credshop, Casa do Frango, Drogaria Globo, São Jorge Supermercado, Comercial Carvalho, R. Damasio, Casas das Linhas, Cacique Combustível, Analise Contabilidade, SEBRAE, Banco do Nordeste do Brasil/BNB, Jeva e Fiat Santa Clara.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: