Geral

Exposição comemora 25 anos da Constituição do Estado do Piauí

Indícios Histórias UFPI Arquivo Público Governo Piauí

Quarta, 29/10/2014 às 16:10



Foto: Reprodução Os Poderes são independentes, segundo a Constituição Federal
Os Poderes são independentes, segundo a Constituição Federal
O Arquivo Público do Piauí - Casa de Anísio Brito abre, na próxima quinta-feira (30), exposição em comemoração aos 25 anos da Constituição do Estado do Piauí, a partir das 10h, com participação do secretário estadual de Governo, Freitas Neto. A mostra disponibilizará ao público documentos e fotografias referentes a sete Constituições promulgadas no Estado, sendo a última datada em 5 de outubro de 1989. A exposição ficará aberta até o mês de janeiro do próximo ano.

Segundo Socorro Miúra, diretora do Arquivo Público do Piauí, além do documento original da Constituição piauiense, também serão expostos recortes de jornais da época em que foram publicadas informações sobre a importância do documento. A exposição também conta com a relação de todos os constituintes.

“A história do nosso estado é contada através desses documentos, que são preservados pelo Arquivo, que hoje é um espaço bastante visitado, em especial por pesquisadores, daí a nossa preocupação de estar sempre pondo à mostra novos indícios históricos”, ressalta Socorro Miúra, ao comentar que o Arquivo Público recebe uma média de 300 visitantes por mês.

A exposição foi idealizada pelo professor da UFPI, Marcelo Leandro, que é doutor em Direito Constitucional. No mês de novembro, o docente vai ministrar palestras na sede do Arquivo para estudantes e demais interessados sobre a história da Constituição estadual, sua importância e interpretações. As datas dos encontros ainda serão definidas pela direção do Arquivo.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: