Geral

\"Falta de vagas vai deixar grande número de crianças sem escola\", de

teresina faltam creches amorim graça denuncia vereadora

Sexta - 13/02/2015 às 15:02



Foto: Paulo Pincel Vereadora Graça Amorim (PTB)
Vereadora Graça Amorim (PTB)
A Vereadora Graça Amorim (PTB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Teresina  ontem(12) para tratar sobre a falta de vagas nas escolas e creches de Teresina. Ela solicitou à casa legislativa que envie requerimento solicitando o número de vagas que estão sendo oferecidas, o número de escolas construídas e as providências que estão sendo tomadas para evitar que um grande número de crianças fiquem fora da sala de aula neste ano letivo de 2015.

“Encontrei uma criança de dez anos com a mãe no sinal pedindo esmola aos carros. Perguntei porque o menino não estava na escola. Ele disse que tentou matricular, mas que não havia encontrado vaga”, ilustrou a Vereadora.

Graça contou ainda que recebeu um grupo de mães em seu gabinete fazendo a mesma reclamação e pedindo que ela tomasse alguma atitude. A principal queixa desta mães era a falta de vagas em escolas e creches próximos às residências delas. “É obrigação do município a oferta de vagas proximidades da casa dos alunos”, lembra.

Ela acrescentou que vem tentando conseguir uma audiência pública com o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, para tratar sobre o assunto, mas não está obtendo êxito. Ela quer saber qual providência está sendo tomada no sentido de resolver o problema dessas famílias.

“No conjunto Francisca Trindade, por exemplo, muitos alunos estão fora da escola e os pais dizem não têm coragem de mandar para outros bairros por conta da criminalidade, além da irregularidade ou total ausência do serviço de transporte escolar em muitos bairros da capital como o Sigefredo Pacheco, onde são muitas as reclamações”

NAIs - A vereadora denunciou também a evasão de crianças e adolescentes dos Núcleos de Atendimento Intergeracional (NAIs) mantidos pela Prefeitura de Teresina, que tem o objetivo de evitar a ociosidade no contraturno da escola. De acordo com ela, está faltando atrativos que incentive o público a frequentar. “Tomei conhecimento que faltam condições de trabalho para o desenvolvimento de atividades que envolvam as crianças e adolescentes, principalmente o lanche”.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: