Educação

Fapepi apoia evento nacional na área de linguística

Um dos objetivos do congresso é promover o diálogo entre os diversos estudos afins à área de linguagem

Quarta - 26/10/2016 às 20:10



Foto: Ascom Francisco Guedes
Francisco Guedes

O I Congresso Nacional de Variação/Diversidade Linguística e Letramentos teve início, nessa terça-feira (25) e segue até esta quinta-feira (27), na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

Um dos objetivos do congresso é promover o diálogo entre os diversos estudos afins à área de linguagem com vistas ao desenvolvimento científico-tecnológico do conhecimento produzido por pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior, seja do Piauí, ou dos demais estados da federação brasileira.

No evento, estão sendo debatidos as linguagens e os processos de ensino-aprendizagem de língua com foco na relação escola, linguagem e sociedade. Além disso, o congresso promove o diálogo entre os diversos estudos afins à área de linguagem enquanto prática social em diferentes ambientes.

I Congresso Nacional de Variação/Diversidade Linguística e Letramentos( Foto: Ascom Fapepi)A gerente técnica científica da Fapepi, Eliana Abreu, participou da abertura do evento representando a fundação e destacou a ampliação das ações da instituição no apoio aos pesquisadores piauienses durante o exercício de 2016.

“A Fapepi é a única agência de fomento do estado do Piauí, somente no exercício de 2016 nós já investimos 220 mil só em eventos nas instituições de ensino e pesquisa do estado, então, esse recurso, mesmo escasso porque estamos em um período de crise, está sendo bem aplicado, uma vez que nós estamos aqui promovendo a difusão e a divulgação das pesquisas científicas. Mesmo na dificuldade, o Governo do Estado e a Fapepi estão comprometidos em financiar as pesquisas e os eventos científicos”, afirmou Eliana Abreu.

A coordenadora do evento, professora dra. Catarina de Sena Mendes da Costa, destacou a importância do apoio da Fapepi às ações do grupo de pesquisa por ela coordenado. “A Fapepi vem ajudando sistematicamente na realização de nossas ações do grupo de pesquisa “Linguagem, Escola e Sociedade”, desde que chegamos aqui na universidade que a Fapepi tem nos ajudado com sistematicidade”, disse a docente.

A professora ainda explicou que as discussões que serão realizadas no congresso têm forte relevância no que diz respeito ao desenvolvimento social do Piauí. “A variação linguística e o letramento são tudo que o Piauí precisa, nós temos um dos menores índices de IDH do Brasil e uma das maiores taxas de analfabetismo, a sociolinguística junta o social e o linguístico, o letramento transforma tudo em social e aí é o grande ponto para a gente trabalhar em prol do nosso desenvolvimento, porque precisamos mudar essas estatísticas e nossa realidade”, afirmou a professora.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: