Arte e Cultura

Festival da Uva será realizado entre os dias 11 e 13 de novembro

Evento acontece entre os dias 11 a 13 de novembro, em São João do Piauí.

Segunda - 24/10/2016 às 18:10



Foto: Paulo Barros Noite de abertura do Festival da Uva de 2016
Noite de abertura do Festival da Uva de 2016

O Governador Wellington Dias, se reuniu na manhã desta segunda-feira (24) no Palácio de Karnak com vários órgãos envolvidos na realização do Festival da Uva. O evento acontece no município de São João do Piauí, localizado a 281 quilômetros de Teresina.

O Festival, que acontece entre os dias 11 a 13 de novembro, tem como um dos objetivos, comemorar e promover a produção de uvas no município. É um dos maiores eventos no estado. "É importante que o evento não seja apenas só festa, seja também uma combinação de atividade cultural e de empreendedorismo, no intuito do desenvolvimento da região", ressaltou Wellington Dias.

A Secretaria de Turismo do Piauí (Setur), é responsável por coordenar as ações dos órgãos envolvidos. "Um evento como esse já consagrado no nosso estado, sem dúvidas deve acontecer de forma ordenada e planejada. Estamos nos reunindo desde muito antes com os demais órgãos para que tudo seja definido e concluído", destacou o gestor, Flávio Nogueira Júnior, ressaltando ainda que os turistas podem desfrutar dos atrativos da região, como o balneário Jenipapo. 

A produção de uva na região começou em 2007, no Assentamento Marrecas, e desde o ano de 2010, o Festival reúne várias vertentes econômicas, além do agronegócio da uva, movimenta a gastronomia, o artesanato e fomenta o turismo. "Estamos otimistas em mais uma edição do Festival, já que este, dá notoriedade para o município", disse o prefeito de São João, Gil Carlos.

A idealizadora do evento, atual secretária estadual de educação, Rejane Dias esteve presente e destacou também a importância de que o festival vai além de festa e lembrou ainda da organização de edições passadas. "É importante que os órgãos estejam envolvidos. O festival além do lado festivo, traz desenvolvimento", lembrou.

O Festival da Uva deverá ter atividades no Assentamento Marrecas e demais pontos atrativos da cidade. Além disso, ações do Sebrae como capacitação voltada para restaurantes, hospedagem de forma geral. Orgãos como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também estarão presentes para levar a segurança do evento e região. 

Além da Setur, estiveram presentes também representantes da Segov, Seduc, Secult, SDR, Semar, Segurança, Sesapi, Seinfra, PM, Bombeiros, Interpi, Emater, Idepi, Agespisa, CCom, Fundespi, Embrapa, Gamil, PRF, Codevasf, Dnocs, Incra, Federação da Agricultura e outros.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: