Arte e Cultura

Festival de Rabecas leva teatro, dança e música a Bom Jesus

A festa segue até esta sexta-feira (30).

Sexta - 30/09/2016 às 16:09



Foto: Secult Piauí Mestres Rabequeiros
Mestres Rabequeiros

Festival de Rabecas de Bom Jesus reúne mestres rabequeiros de todo o nordeste mostrando a riqueza da cultura popular no sul do Piauí.

O festival começou na quarta-feira, 28, e primeira apresentação ficou por conta da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus que abriram a primeira noite do Festival no palco Mestre Erondino, montado na avenida Josué Parente. O mestre que dá nome ao palco – Erondino José dos Santos – agradeceu a homenagem e falou da sua paixão pelo instrumento.

“Aprendi a tocar com meu pai, quando tinha 18 anos. Hoje tenho 62 e pretendo tocar rabeca até o fim, até o dia que der certo”, diz Erondino, de Timon-MA. Ele é um dos que participa desde a primeira edição do Festival de Rabecas de Bom Jesus. Após a primeira apresentação, subiu ao palco a cantora e compositora mineira Déa Trancoso, que juntou o som de duas rabecas, com música e poesia.

“A rabeca de duas cordas foi feita pelo meu mestre Carlinhos Ferreira. A de uma corda eu quem fiz, com corda de viola caipira”, explica. Déa também levou para o palco o shruti, um instrumento de origem indiana usado para afinar a voz, e o uruá, uma espécie de réplica de uma flauta indígena, tocada somente por homens. Ela apresentou o show “Líricas breves para a construção de uma alma”. 

Do Ceará, Makito Vieira apresentou o show “Costura Fina” e desafiou o som da rabeca. Os cangas do forró tambe´m se apresentaram. Depois foi a vez de Tom Cleber subir no palco e cantar sucessos consagrados de artistas nacionais. Avine Vinny veio em seguida e foi acompanhado por uma multidão que ocupou a avenida. A cantora Lene Alves encerrou a noite.

A festa acontece até esta sexta-feira (30) e reúne grandes artistas locais e nacionais. 

Fonte: Secult Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: