Filiado ao PT. Candidato ao TCE diz que fidelidade é exigência estatut

candidato exige fidalidade eleição TCE


 Após ter seu nome homologado pela mesa diretora da Assembleia Legislativa, o candidato a conselheiro do TCE, Willame Carvalho, filiado ao Partido dos Trabalhadores deste 1986, apresentou requerimento ao Presidente do Diretório Estadual, Pedro Calixto, solicitando inclusão do debate sobre as Eleições do TCE na reunião do Diretório Estadual, previsto para dias 29 e 30 de maio, em Teresina. O candidato quer provocar um debate sobre a questão da Fidelidade Partidária.

Segundo o documento apresentado, o candidato é filiado ao Partido dos Trabalhadores deste 1996, considerando razoável a bancada do partido, composta pelos deputados Fábio Novo, Flora Isabel, João de Deus, Aloísio Martins e Cícero Magalhães terem uma reunião partidária antes de fecharem acordo com qualquer outro candidato, principalmente com candidatos de partido de oposição recente, como é o caso do PMDB, que disputou e perdeu as eleições estaduais de 2014, e disputou e ganhou a presidência da mesa diretora da Assembleia Legislativa em 2015.

O candidato Willame Carvalho recorre ao Estatuto do Partido, que prever o seguinte:

a) subordinação da ação parlamentar aos princípios doutrinários e programáticos, às deliberações e diretrizes da direção partidária (Art. 70 do Estatuto);
b) propaganda de candidato ou candidata a cargo eletivo de outro partido ou coligação não aprovada pelo PT constitui infração ética e disciplinar (Art. 227, inciso IX);
c) "fechamento de questão" decorrerá de DECISÃO CONJUNTA da Bancada Parlamentar com a Comissão Executiva (por maioria absoluta) (Parágrafo Único do Art. 70);

Em audiência com o Presidente do Partido, o candidato Willame Carvalho apresentou seus argumentos, sendo assegurado pelo presidente Pedro Calisto, que será apreciado pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.

"Confio nos princípios que regem o Partidos dos Trabalhadores desde as suas origens, sendo uma associação voluntária de cidadãos e cidadãs que se propõem a lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático, como está previsto no art. 1º do Estatuto do Partido", afirma Willame Carvalho.

O candidato afirma que com a fidelidade partidária em evidência, jogará a disputa para o segundo turno, e terá boas chances de ser o próximo conselheiro do TCE PI.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: