Política

Firmino Filho: “a quantidade de partidos pouco significa em termos de força política”

O prefeito promete, se reeleito, chamar mais concursados

Sábado - 24/09/2016 às 20:09



Foto: Samuel Brandão/Montagem Paulo Pincel Prefeito de Teresina, Firmino Filho
Prefeito de Teresina, Firmino Filho

O candidato à reeleição para a Prefeitura de Teresina, o prefeito Firmino Filho (PSDB), encerra neste sábado (24) a série de entrevistas com os candidatos que disputam as eleições no dia 2 de outubro. Firmino Filho nega que haja uma "tropa de choque" da prefeitura atuando na Câmara Municipal. Ele desconversar ao falar sobre o apoio de mais de 20 partidos nestas eleições, argumentando que quantidade não significa força política. O tucano garante que a prefeitura não está no “vermelho” e que mais concursados serão chamados, mas sem precisar quando.      

Piauíhoje:  Prefeito, a maior crítica dos seus adversários é que o senhor promete e não cumpre. Como o senhor responde a isso?

Firmino Filho:  Estamos fazendo o maior investimento da história de Teresina. A nossa gestão tem 70% de aprovação. Então, é a própria população quem está julgando.

A guarda municipal de Teresina foi uma das principais propostas da sua campanha anterior. Mas até agora não existem servidores municipais que cuidam da segurança em Teresina. Quando a guarda municipal vai sair do papel?

Foram chamados 100 servidores que já estão em exercício e se organizando. Queremos que ela cresça e que possa prestar bons serviços para a população.

O candidato Amadeu Campos citou o índice Firjan para dizer que a prefeitura de Teresina está no vermelho. Isso procede?

Firmino Filho - Eu cito o Banco Mundial. O Banco Mundial agora no segundo semestre emprestou para a prefeitura de R$ 88 milhões de dólares. Dificilmente o Bando Mundial iria emprestar para uma prefeitura que estivesse no vermelho. É importante que a gente possa trabalhar com um porto seguro.

São 20 vereadores apoiando a prefeitura no Legislativo municipal, uma tropa de choque da PMT. Lá na Câmara Municipal, tudo que é enviado pelo prefeito acaba aprovado sem nenhum problema, com apoio dessa maioria.  Agora, nestas eeleições, mais de 20 partidos compõem aliança em apoio a sua candidatura. Os adversários reclamam de "blocão". Existe blocão?

É importante dizer que nós temos uma base de sustentação sólida e que tem tido um tratamento muito diferente na nossa eleição. A nossa base de sustentação política é a mesma base de sustentação na câmara, é a mesma base de sustentação na campanha. Da nossa parte não existe blocão. Blocão é o que foi feito no ano passado. Que era contra presidente, governador, prefeito. O que nós temos hoje é muito específico. São muitos partidos, mas são partidos pequenos. Se você pega um partido com três vereadores é muito grande. Então, hoje temos muitos pequenos partidos. E a quantidade de partidos pouco significa em termos de força política.

O PSDB em tempo de campanha eleitoral diz que vai fazer muito e atender as várias reivindicações da população de Teresina. Porque com três anos de governo, ainda não foi feito?

Ora, só se pode fazer o que ainda não foi feito. É uma questão de lógica. Tem sido feito muita coisa, mas ainda há muita coisa a fazer. 

Fonte: Samuel Brandão e Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: