Geral

Formada Lista Tríplice com candidatos a cargo de Defensor

defensoria triplice lista

Domingo - 03/03/2013 às 00:03



Foi encerrada ontem a votação que definiu a lista tríplice com os candidatos ao cargo de Defensor Público-Geral do Estado do Piauí. Os três candidatos mais votados foram so Defensores Públicos Norma Brandão de Lavenère Machado, com 72 votos; Myrtes Maria de Freitas e Silva, com 40 votos e. João Castelo Branco de Vasconcelos Neto, com 35 votos. O também candidato Gerimar de Brito Vieira recebeu um total de 04 votos. Dos 98 Defensores Públicos aptos a votar, 92 compareceram ao pleito.

A apuração foi realizada por uma Comissão constituída pela Portaria Nº 002/13 da Comissão Eleitoral, que iniciou os trabalhos às 15h30 desta sexta-feira, 1º de Março . Do total de 92 cédulas correspondentes ao número de votantes, foram apurados 91 votos válidos, 1 voto nulo e nenhum voto em branco.

A votação, que teve início às 8hs, foi realizada no Núcleo Central da DPE-PI e coordenado pela Comissão Eleitoral, composta pelos Defensores Públicos José Weligton de Andrade, Presidente; Rosa Mendes Viana Formiga, Vice-Presidente. Viviane Pinheiro Pires Setúbal, Secretária e Sarah Vieira Miranda, como membro Suplente.

Segundo o Defensor Público Geral em Exercício, Francisco de Jesus Barbosa, “a eleição aconteceu de forma democrática com a participação efetiva dos Defensores Públicos com atuação tanto na capital como no interior do Estado, oportunidade em que puderam escolher o nome do seu candidato ou candidata para compor a Lista a ser encaminhada ao Excelentíssimo Governador do Estado. Aproveitando o ensejo cumprimento todos os candidatos, principalmente os três mais votados, assim como as Comissões que estiveram à frente dos trabalhos eleitorais, a todos os Defensores Públicos e aos servidores da Defensoria”, explicou.

O Presidente da Comissão Eleitoral, José Welington de Andrade destacou que “o processo eleitoral transcorreu em plena normalidade, dentro da observância das normas disciplinares do certame. Aproveito para cumprimentar todos os candidatos pela decência com que conduziram a apresentação de suas propostas. Sem agressões. O que demonstra o comprometimento com a Instituição e o grau de civilidade de cada um”, disse.

O processo eleitoral contou ainda com a Comissão Receptadora composta pela Defensora Alzira Mota e Bona e pelos servidores Mário José R. Nogueira Barros e Reginaldo Correia Moreira Filho.

Segundo o previsto na Resolução Nº 36 do Conselho Superior da DPE-Pi, a partir de agora o Defensor Público Geral em Exercício, Francisco de Jesus Barbosa, terá um prazo de 5 dias úteis para encaminhar o documento ao Governador Wilson Martins. O Governador, por sua vez, terá um prazo de 15 dias para escolher um dos componentes da Lista Tríplice para ocupar o cargo de Defensor Público Geral do Estado.

A resolução Nº 36 prevê ainda que caso o Governador não efetive a nomeação do Defensor Público Geral no prazo de 15 dias do recebimento da Lista Tríplice, o Defensor Público mais votado por seus pares será investido automaticamente no cargo o Defensor Público Geral.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: