Geral

SEGURANÇA DA MULHER

Aplicativo "Salve Maria" é aliado no combate à violência contra a mulher

Com auxílio da tecnologia, mulheres podem curtir o carnaval de forma mais segura

Da redação

Sábado - 10/02/2024 às 10:10



Foto: Thanandro Fabrício / Ascom Etipi Carnaval seguro: tecnologia auxilia combate à violência contra a mulher
Carnaval seguro: tecnologia auxilia combate à violência contra a mulher

Com a proximidade do Carnaval, a preocupação com a segurança, especialmente das mulheres, ganha destaque. Pesquisas revelam que sete em cada 10 mulheres no Brasil temem ser vítimas de assédio durante o período festivo.

Para combater essa realidade, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) lança o aplicativo Salve Maria. A plataforma oferece duas opções essenciais: o "Botão do pânico" para situações de emergência e o serviço de "Denúncia" para relatar violências.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI) e unidades especializadas da mulher, o aplicativo surge como resposta a estudos do núcleo de estudos em violência de gênero. Essas pesquisas apontam que muitas vítimas de feminicídio não conseguem fazer denúncias a tempo.

Por meio do Gov.pi Cidadão, o "Botão do Pânico" aciona viaturas próximas para intervenção rápida, prevenindo casos graves como feminicídios. Além disso, o aplicativo permite o envio de vídeos e fotos para facilitar investigações.

Os aplicativos Salve Maria e Gov.pi Cidadão estão disponíveis para download nas lojas de aplicativos. É fundamental que as mulheres conheçam essas ferramentas e saibam que têm o direito de se divertir sem temer assédio ou violência.

Fonte: Gov.Pi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: