Geral

Cajuína será incluída na merenda escolar

Cajuína Alepi

Segunda - 22/08/2011 às 19:08



Foto: Arquivo Cajuína: não contém açucar e é nutritiva
Cajuína: não contém açucar e é nutritiva
O deputado Fábio Novo (PT) ocupou a tribuna na sessão desta segunda-feira (22) para defender um projeto de lei de sua autoria que obriga os gestores da educação do Estado e dos Municípios a forneceram a cajuina na merenda escolar nas unidades de ensino fundamental e médio.

Fábio Novo disse também que pretende contribuir com a discussão levantada pela deputada Flora Isabel, que fará uma audiência pública nesta terça-feira(23) à tarde para debater a decisão da Coca Cola de registrar e industrializar a cajuina piauiense, que terá o nome de “Crush Cajuina”.

O projeto de Fábio Novo pretende obrigar o consumo de cajuina em pelo menos 30 por cento da merenda escolar o que, segundo ele, vai beneficiar a agricultura familiar. “Um estudo revela que a produção de cajuina tem condições de manter uma família de sete membros”, disse Fábio.

O deputado destacou ainda que a cajuina, além de ser um suco natural de caju, sem conservantes, ainda consegue maior teor de vitamina C que a laranja e o suco normal da própria polpa do caju.

Em parte, o deputado Firmino Filho (PSDB) disse reconhecer que a cajuina, por ser um produto genuinamente piauiense, merece mais atenção por parte do governo do Estado. “Tem a ver com a nossa identidade, a nossa piauiensidade. O governo precisa apoiar ações mais efetivas como esta do uso na merenda escolar e que a aquisição seja feita aos pequenos agricultores, que devem ser orientados e ensinados a produzí-las em maior escala para atender a demanda que vai surgir”, disse Firmino.


 

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: