Geral

Com o avanço da Inteligência Artificial o mercado financeiro modifica-se

Especialista em tecnologia fala sobre os avanços, desafios e oportunidades da IA no cenário econômico global

Da Redação

Quinta - 28/03/2024 às 09:34



Foto: Divulgação João Mendes Miranda criador da plataforma 'Tudo pela Inteligência'
João Mendes Miranda criador da plataforma 'Tudo pela Inteligência'

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o mercado financeiro, impulsionando processos e moldando estratégias de investimento. Sob a análise do especialista em tecnologia e criador da plataforma "Tudo pela Inteligência", João Mendes Miranda, esta nova era da IA está sendo desvendada, destacando não apenas os avanços, mas também os desafios e oportunidades no cenário econômico global.

Algoritmos avançados estão analisando grandes volumes de dados em tempo real, fornecendo resultados precisos para tomadas de decisões seguras. Segundo João Mendes, esse sistema automático de funcionamento não apenas reduz riscos e melhora a eficiência operacional, mas também identifica padrões complexos, garantindo inovação com equilíbrio ético e regulatório.

Em um cenário onde a educação em inteligência artificial torna-se crucial, Miranda ressalta que a demanda por profissionais qualificados está em ascensão. 

"A IA não apenas aumenta a eficiência e reduz custos, mas também cria novas oportunidades de negócio", explica o especialista.

O potencial da IA generativa, capaz de produzir textos, fotos, vídeos e outros sistemas, é estimado para movimentar trilhões na economia mundial. Na área bancária, o potencial varia de 200 bilhões de dólares a 340 bilhões, enquanto nos setores de varejo e bens de consumo, a estimativa abrange de 400 bilhões a 660 bilhões de dólares por ano. Prevê-se um aumento na receita da IA generativa, saindo de 40 bilhões de dólares no ano passado para atingir 1,3 trilhão até 2032.

No Brasil, os gastos com IA estão superando 1 bilhão de dólares este ano, refletindo um crescimento de 33%. A consultoria IDC, empresa líder em inteligência de mercado, projeta aumento nos investimentos em automação inteligente, atingindo 214 milhões de dólares, com um incremento de 17%.

Entretanto, a questão do emprego é significativa, com previsão de criação de 69 milhões de vagas e eliminação de 83 milhões até 2027, segundo o Fórum Econômico Mundial. João Mendes Miranda enfatiza que a popularidade atual da IA se deve ao maior poder de computação, ao aumento de dados disponíveis e aos avanços na aprendizagem profunda.

Além disso, os Estados Unidos lideram a iniciativa de aprovar a primeira resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre inteligência artificial, buscandogarantir a segurança, proteção e confiabilidade da nova tecnologia, eliminando a exclusão digital entre os países e promovendo igualdade de participação nas discussões sobre IA, especialmente para nações em desenvolvimento.

Fonte: RN Assessoria Imprensa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: