Geral

Equipes de Nazária recebem capacitação sobre qualidade da merenda esco

Membros do Conselho da Merenda Escolar (CAE) da Secretaria de Educação de Nazária receberam, nesta

Sábado - 11/06/2016 às 11:06



Membros do Conselho da Merenda Escolar (CAE) da Secretaria de Educação de Nazária receberam, nesta quinta-feira (9), em Curralinhos, capacitação para melhorar a qualidade da merenda oferecida nas escolas do município e informações sobre a importância da inserção de itens saudáveis na alimentação dos alunos.



O treinamento, oferecido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE), unidade de apoio gerenciada pelo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), reuniu também equipes dos municípios de Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Lagoinha do Piauí e Miguel Leão.



Para a secretária de Educação de Nazária, Joelma Alves Passos, o investimento em conhecimento sobre esse tema é crucial, principalmente porque muitas crianças têm na merenda escolar uma das principais refeições do dia. “A educação municipal de Nazária está passando por uma reestruturação que passa pela alimentação. O município tem muitas crianças carentes e em alguns casos a única alimentação que elas dispõem no dia é a merenda escolar. Por isso, a necessidade de ter o cuidado constante em manter visitas periódicas à cantina, verificar sempre a qualidade dos alimentos, a data de validade, a quantidade do que é comprado e o valor nutritivo desses itens”, afirma a secretária.



Participaram do evento, a presidente do CAE, Elmira Paiva, a professora e técnica de educação, Fátima Lima, e as nutricionistas Nádia Carvalho e Luana Carvalho. Na oportunidade, foram expostas informações sobre o papel do nutricionista na execução do PNAE, bem como no controle social, aplicação de recursos financeiros, aquisição de gêneros alimentícios e prestação de contas.



Ao final, em uma roda de conversa os participantes trocaram experiências e informações sobre as práticas diárias de atuação. Os participantes também receberam atualização acerca das novas exigências do Ministério da Educação (MEC), que deverão ser cumpridas até 2017. Entre elas, a compra de 30% dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar local. “Foi muito importante a participação das nossas nutricionistas e da presidente do Conselho nesse tipo de treinamento e no acompanhamento das inovações, pois tudo isso reflete na qualidade da alimentação e na saúde dos nossos alunos ”, finaliza a secretária de Educação, Joelma Passos.

Fonte: Ascom nazaria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: