Geral

Falso médico aplica golpe em família de paciente internada numa UTI em Teresina

O golpe vem sendo aplicado em todo país; os golpistas tem acesso ao prontuário dos pacientes e ao ligar para as vítimas dizem ser do hospital

Por Luiz Brandão e Dhara Leandro

Quinta - 28/03/2024 às 11:42



Foto: Divulgação Golpistas não respeitam nem mesmo com paciente numa UTI
Golpistas não respeitam nem mesmo com paciente numa UTI

A família de uma paciente internada na UTI do Hospital Unimed Primavera, na zona norte de Teresina, caiu em um golpe e pagou R$ 4,1 mil para um estelionatário, que entrou em contato com o marido dela dizendo ser médico do hospital e que ela precisava fazer um exame de urgência porque o plano de saúde iria demorar autorizar o procedimento. O caso ocorreu nesta quarta-feira (27).

Servidora aposentada da Justiça Federal no Piauí de iniciais M.E.S, de 74 anos, foi internada no Hospital Unimed Primavera no início da noite de segunda-feira (25), com sintoma de doença cardiorrespiratória, e teve que ser entubada para controlar o quadro. A paciente ainda segue em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) daquele hospital.

De acordo com informações da família, na manhã desta quarta-feira (27) o golpista ligou para o marido da paciente, o empresário de iniciais S.L.S.S, afirmando ser médico e que ela precisaria passar por um exame urgente e que o plano de saúde do qual é cliente só autorizaria o procedimento dentro de uma semana.

Para realização do suposto exame, o golpista cobrou R$ 4.100,00. Pela urgência da situação demonstrada no telefonema do estelionatário, o marido nem pensou duas vezes, pagou o valor imediatamente, via boleto bancário.

Segundo ele, o criminoso sabia tudo sobre a paciente, como se tivesse acessado o prontuário médico dela. Sabia também nomes e sobre as pessoas envolvidas no tratamento, como os da equipe médica e dos familiares que estão sempre no hospital acompanhando o caso. O falso médico usou essas informações para facilitar o convencimento e o sucesso do golpe.

B.O registrado no 1º DP de Teresina 

No início da tarde de segunda-feira (26), a vítima registrou Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia do 1º Distrito Policial, no Centro de Teresina. O caso está sendo investigado e a Policia já descobriu que o golpista é do estado do Mato Grosso. Os investigadores alertam que, nestes casos, o registro de B.O é fundamental para identificar, localizar e prender os criminosos.

De acordo com investigadores, pelas características do caso e pelo conhecimento dos dados da paciente e de seus familiares, o golpe deve ter sido aplicado com a ajuda de alguém que teve acesso diretamente ao prontuário médico dela ou pode ter sido obtido por hackers pela Internet.

O golpe já é conhecido 

Não é a primeira vez que a Unimed é envolvida em casos do tipo. O golpe dos falsos médicos vem sendo aplicado em todo país, e o modo de agir é sempre o mesmo: os criminosos alegam estar vinculados a convênios ou seguradoras de saúde, e solicitam transferência via Pix, para a realização de exames ou procedimentos de urgência.

A empresa Seguros Unimed, uma empresa do Sistema Unimed, já publicou informativo em seu site, alertando para o golpe do Pix. A empresa também afirma que nunca divulga esse tipo de informações e que os criminosos se aproveitam de falhas na proteção de dados pessoais para realizar o golpe.

Dados que seriam do golpista. Ele usa o nome Welliton Rauf Nogueira Gomes. Ele seria do Mato Grosso 

O portal Piauí Hoje.Com entrou em contato com a direção do Hospital Unimed de Teresina para saber sobre o caso. A direção do hospital afirmou que "em hipótese alguma é realizado contato telefônico para pacientes familiares solicitando que paguem, depositem ou negociem valores ou importância para realização de qualquer procedimento ambulatorial, cirúrgico ou outro tipo de tratamento que porventura o convênio não tenha autorizado".

O hospital afirmou ainda que segue todas as normas de segurança de informações previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Confira a nota a seguir:
Nota de esclarecimento - HUP 27032024.pdf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: