Geral

Pesquisas confirmam força das redes sociais como meio de informação na política

As redes sociais são fortes meios de informação tanto nos grandes quanto nos pequenos municípios

Por Luiz Brandão

Sábado - 13/04/2024 às 08:30



Foto: Redes sociais Manifestações são convocadas rapidamente pelas redes sociais
Manifestações são convocadas rapidamente pelas redes sociais

As redes sociais são as principais fontes de informação sobre a politica e as eleições em grande parte do Brasil. O fenômeno se repete desde 2018, quando Jair Bolsonaro, um politico direita, chegou à Presidência da República e quase se reelege por conta da força dos seus seguidores nas redes sociais.

Pequisas realizadas recentemente por vários institutos, em nível nacional e estadual, comprovam que é através das redes que mais os eleitores tomam conhecimento das notícias políticas e dos candidatos.

Uma pesquisa patrocinada pela Genial Investimentos e realizada pela Quaest Consultoria revela que nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás a TV ainda é o meio onde muitas pessoas se informam sobre politica, mas as redes sociais já estão coladas na TV como meio onde mais se informam sobre política. 

Dos quatro estados pesquisados (um do Sul, dois do Sudeste e um do Centro Oeste), Goiás é onde as pessoas mais tem informações sobre política através das redes sociais. Lá a TV fica em segundo lugar. 

O Piauí segue essa tendência mundial de uso das redes como fonte de informação. Pesquisas realizadas pelo Instituto Amostragem, um dos mais respeitados do Piauí, comprovam essa realidade. 

Levantamento recente do Amostragem, em São João do Arraial, pequeno município do Norte do Piauí, mostra que 37,33% dos 300 entrevistados pelos pesquisadores se informam sobre politica e as eleições municipais pelas redes sociais. A TV vem em segundo lugar (com 17,67%) como meio através do qual as pessoas se informam sobre o assunto.

Redes mais usadas no Brasil 

De acordo com o site Digital Brazil, as redes sociais mais usadas no Brasil são: Wathsapp, Instagram, Facebook, TikTok, Facebook Messenger, Telegram, Pinterest, Kuaishow (Kwai), X (Twitter) e LinkedIn.

Fonte: Digital Brazil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: