Geral

Piauí atinge a meta de imunização contra a febre aftosa de 97,13%

93 cidades conseguiram imunizar 100% seus animais

Da redação

Quinta - 01/02/2024 às 15:07



Foto: Meio Norte Febre Aftosa
Febre Aftosa

Piauí alcançou altos números em imunização contra a febre aftosa, atingindo a meta de 97,13% de cobertura vacinal, o maior índice dos últimos nove anos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) nesta quinta-feira, dia primeiro de fevereiro.

A 2ª etapa da campanha de vacinação, iniciada em novembro de 2023 e finalizada em janeiro de 2024, foi destinada aos bovinos e bubalinos de até 24 meses. Ao todo, 660.206 animais foram vacinados, de um total de 679.716 envolvidos na etapa.

A conquista foi comemorada pelo secretário da Sada, Fábio Abreu, que ressaltou a parceria entre o Governo do Estado e o setor produtivo, representado pelos criadores e estabelecimentos de revendas. A coordenadora do programa estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, Simone Lima, destacou que 93 cidades atingiram 100% de imunização dos animais, correspondendo a 41% dos municípios piauienses.

Além disso, o número de animais cadastrados na Adapi ultrapassou a marca de 2 milhões, atingindo um recorde e demonstrando a eficiência da campanha. O secretário Fábio Abreu mencionou que o Piauí está empenhado em conquistar o status sanitário de livre da febre aftosa sem vacinação, o que permitirá a valorização do rebanho local, além do livre trânsito de animais e produtos para outros estados e países.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: