Economia

ALIMENTOS

Programa de Aquisição de Alimentos já beneficiou 32 mil famílias no Piauí em 2024

Iniciativa promove acesso à alimentação e fortalece a agricultura familiar no estado

Da Redação

Sexta - 10/05/2024 às 08:44



Foto: Divulgação/Governo do Piauí Divulgação
Divulgação

Um total de 32.824 famílias piauienses e 149 instituições parceiras foram beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Federal, durante o primeiro quadrimestre de 2024. O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), intensificou o recebimento de alimentos pelo programa, investindo um total de  R$2.819.337,54. 

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal que visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Por meio desse programa, o governo adquire a produção de agricultores familiares e a destina a famílias em situação de vulnerabilidade. No Piauí, o programa é executado em parceria com a SAF.

De acordo com o superintendente de Comercialização, Agroindustrialização e Inovação da SAF, Evandro Cardoso, os dados apresentados superam a meta prevista para o período. Ele destaca que o PAA está em crescimento no estado, ampliando o volume de recursos aplicados a cada ano. No primeiro quadrimestre de 2024, somando ao Programa de Alimentação Saudável (PAS), foram executados cerca de 4 milhões de reais pelo programa, o que representa uma média de quase R$ 1 milhão em aquisição de alimentos. Esse valor é significativo considerando o universo da agricultura familiar.

Iniciativas como o PAA estimulam a produção diversificada dos agricultores, consolidando o programa como um canal de comercialização direta. Evandro Carvalho ressalta que a meta para este ano é atingir 8 milhões de reais pelo PAA, com perspectivas de ampliação desse recurso. A execução do programa visa atender aos 12 territórios do estado, equilibrando as diferentes demandas existentes. Os agricultores estão cada vez mais confiantes nesse canal de comercialização, que oferece segurança aos produtores.

Na última quinta-feira (9), no município de União, a SAF realizou a entrega de alimentos variados, como milho, mandioca e feijão, pelo PAA, em parceria com duas instituições: o Instituto Promove, voltado à educação, e a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

O agricultor João de Deus, do Assentamento Marajá, é um dos produtores que vende para o programa. Ele destaca a importância do projeto para a comercialização dos alimentos. “Participo do programa há nove meses. Ele é muito bom para nós do assentamento, especialmente das regiões distantes, pois é o nosso canal para vender os produtos a preços justos”, afirma.

No total, nos primeiros quatro meses de 2024, foram adquiridas 492.773 toneladas de alimentos, provenientes de 978 agricultores de todo o Piauí. Essa iniciativa fortalece a segurança alimentar e contribui para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no estado .

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: