Geral

Seduc promove incentivo da leitura com projetos educacionais em escolas

No dia 23 é comemorado o Dia Mundial do Livro

Da Redação

Terça - 23/04/2024 às 12:17



Foto: Divulgação/Governo do Piauí Divulgação
Divulgação

Comemorado em 23 de maio, o Dia Mundial do Livro é uma ocasião para refletir sobre a importância da leitura. A Unesco escolheu esta data para homenagear as obras de dois grandes nomes da literatura mundial, William Shakespeare do Reino Unido e Miguel de Cervantes da Espanha, que faleceram em 23 de abril. Durante o ano letivo, as escolas da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) promovem vários projetos para incentivar a leitura entre os alunos da Rede Estadual de Educação.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Padre Joaquim Nonato Gomes, situado na zona sul de Teresina, vai além das salas de aula e desenvolve anualmente o projeto de leitura “Clube Literário Saru”, em colaboração com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

De acordo com o coordenador do clube literário, Aluiso Castelo Branco, o projeto é planejado para ser implementado semestralmente, seguindo o calendário acadêmico da escola. “Promovemos várias atividades como rodas de leitura, debates, pesquisas, palestras, produção de cordéis e pinturas em tela, em colaboração com os professores de Língua Portuguesa”, disse ele. Os alunos da escola são responsáveis por produzir cordéis para serem exibidos no final do projeto. A estudante Eduarda Teixeira disse que o projeto literário a ajudou a ganhar mais confiança em sua escrita e leitura. “Este projeto é extremamente importante para o nosso desenvolvimento como alunos e cidadãos. Além de melhorar nossa leitura, escrita e aprendizado, ele também promove outras áreas, como cultura e arte”, destacou a estudante.

Em São Raimundo Nonato, Júlio Mikael, um aluno do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Gercílio de Castro Macêdo, é o autor do livro de poemas “Para Descobrir o Amor”, que foi escrito com o incentivo dos professores do CEEP. A

Júlio Mikael, um aluno com deficiência, sempre foi visto lendo nos corredores e escrevia um poema todos os dias para mostrar aos seus professores, demonstrando seu talento e interesse pela leitura.

“O livro retrata várias experiências de amor e provoca reflexões sobre as diferentes formas de amar. Isso estimula os leitores a entender que o amor não é apenas romantismo, que em várias aflições é necessário amar. Ser resiliente também é uma característica do amor, perder, perdoar, chorar, se reinventar, são várias maneiras de descobrir como amar”, disse Júlio.

Com o objetivo de ampliar o acesso à literatura e incentivar o hábito da leitura através de discussões literárias, o Ceti José Narciso da Rocha Filho, localizado em Piripiri, realiza anualmente o Salão do Livro da instituição, o Salijonar. O evento homenageia autores da literatura brasileira e destaca escritores piauienses e piripirienses.

O projeto inclui atividades como declamação de poesias, exposição de desenhos e fotografias, palestras, rodas de conversa, oficina de musicalização, venda de obras literárias e apresentações musicais.

Para a estudante do ensino médio, Evelyn Lopes, o Salão do Livro é muito importante para incentivar toda a comunidade a ler. “O evento é muito rico. Temos a oportunidade de ouvir muitas palestras, participar de rodas de conversa, oficinas e tudo isso tem aumentado ainda mais nosso conhecimento como alunos”, disse a adolescente.

No CETI Professor José Amável, localizado na zona leste de Teresina, 31 estudantes do ensino médio escreveram juntos um livro sobre semântica, chamado “Nas Ondas do Significado”.

“Este é um projeto carro-chefe da escola, onde são realizadas atividades durante o ano todo, contribuindo muito para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, como também para o repertório cultural deles”, informou a professora de Língua Portuguesa do centro educacional, Iúna Paiva.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça o compromisso de sua gestão em garantir que os estudantes aprendam cada vez mais com diversos projetos de incentivo à leitura. “Acreditamos e incentivamos todas as iniciativas que têm o poder de cativar e propagar a importância dos livros, através de conversas e trocas de experiências literárias. A partir da formação do hábito de leitura, a nossa intenção é transformar os estudantes em cidadãos mais atuantes e mais críticos”, declarou o gestor da Educação.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: