Geral

UPA de Picos vai "desafogar" demanda por urgência e emergência da região

A UPA receberá casos mais graves e poderá encaminhar o paciente ao hospital em casos de maior complexidade

Da Redação

Sexta - 19/04/2024 às 14:07



Foto: Governo do Piauí UPA de Picos foi inaugurada nesta sexta-feira
UPA de Picos foi inaugurada nesta sexta-feira

A Unidade de Pronto Atendimento de Picos, inaugurada nesta sexta-feira (19), vai reforçar os atendimentos de urgência e emergência do Hospital Justino Luz, que recebe a maior parte das demandas médicas da região. A UPA funcionará 24 horas, beneficiará toda a macrorregião de Picos e Território Vale do Guaribas. A unidade custou R$ 3,5 milhões e oferecerá estrutura com raios X, eletrocardiografia, laboratório de exames, atendimentos de clínica médica, pediatria e leitos de observação, por exemplo.

De acordo com o governador Rafael Fonteles, a UPA receberá casos mais graves, no entanto, a depender da complexidade, o paciente poderá ser encaminhado ao hospital.
“Agora, quando acontecer um acidente ou intercorrência grave de urgência e emergência, os pacientes serão atendidos na UPA, o que vai melhorar o funcionamento do Justino Luz, que passará a dividir o fluxo dos pacientes com a nova unidade”, afirmou o governador.

A unidade de saúde faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192.

Ela será administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, organização com anos de administração hospitalar e vai se somar à Secretaria da Saúde do Piauí para oferecer um atendimento mais humanizado.

O secretário da Saúde, Antônio Luiz Soares, frisou que Picos terá quatro unidades de referência em saúde. Além da UPA, em julho será entregue o novo Hospital de Picos, que fará cirurgias eletivas e internações, desafogando o atual Justino Luz. Este, por sua vez, será convertido em unidade materno-infantil. “Também teremos uma central de diagnóstico na policílinica, com exames de mamografia, tomografia, laboratoriais, além de consultas presenciais com algumas especialidades e outra por meio da telessaúde, o programa Saúde Digital”, afirmou o gestor.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: