Gestão Nota 10 desenvolve ações em 144 municípios do Piauí

educação 10 nota gestão


Devido à necessidade de articular estratégias para melhorar o desempenho da gestão escolar, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura desenvolve programas e projetos junto às escolas da rede pública estadual. Na lista dos programas mais importantes desenvolvidos, o "Gestão Nota 10" é destaque.

Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o programa implantado desde 2008 em escolas de ensino fundamental está presente em 493 escolas do Piauí, integrando144 municípios. No ano de 2010 foram atendidos pelo programa 42.727 alunos do 1º ao 5º ano e 63.480 alunos do 6º ao 9º ano, totalizando 106.207 alunos atendidos. Desse total de alunos, 80,8% foram aprovados.

O Gestão Nota 10 preocupa-se com o desempenho escolar dos alunos de nível fundamental regular e que esses sejam dirigidos por gestores tecnicamente competentes e eticamente comprometidos. "O Gestão é um programa que acontece em tempo hábil e com isso nos permite tomar conhecimento das problemáticas e resolvê-las de forma rápida", comenta a coordenadora estadual do Gestão Nota 10, Luíza Solano.

Para a Seduc, investir na correção de fluxo é ação emergencial. Para isso, mensalmente, a Secretaria e as Gerências Regionais de Educação fazem o acompanhamento e monitoramento do Gestão Nota 10, contribuindo para que a Secretaria defina as prioridades da política educacional com mais segurança, estimulando as ações que produzem bons resultados.

"Através do monitoramento sistemático são geradas informações consistentes e relatórios detalhados que analisam os resultados, sugerindo às escolas intervenções direcionadas para a melhoria dos serviços educacionais prestados", destaca Luíza Solano.

A gestão é trabalhada de uma forma preventiva, é a ação macro da Educação, já que é o acompanhamento sistemático e planejado a ela inerente que permite detectar e localizar as ameaças e as oportunidades para o sucesso da rede de ensino no tocante aos seus recursos humanos, físicos, materiais ou financeiros.

Através da inclusão mensal de informações no sistema SIASI-GP (Sistema Instituto Ayrton Senna de Informações - Gestão de Programas), que corresponde em importante instrumento de avaliação do processo, o gestor da rede de ensino tem acesso livre à ferramenta, o que lhe permite identificar os tipos e a localização dos problemas, atuando rapidamente para que sejam resolvidos.

A Seduc e o Instituto Ayrton Senna observam os planos e metas a serem desenvolvidos, sendo eles: o cumprimento dos dias/horas letivas (100%); frequência de professores e alunos (mínimo de 98%); reprovação por falta (máximo 2%); alfabetização (mínimo de 95% ao final do 2º ano do ensino fundamental); aprovação de 1º ao 9º ano (mínimo de 95%) e correção de fluxo escolar (mínimo de 95%).

Resultados esperados:



- Universalização da matrícula;

- Crescimento da taxa de alfabetização entre crianças de 7 anos de idade;

- Crescimento da aprovação em todas as séries/anos;

- Aumento da taxa de permanência com redução do abandono e da evasão;

- Redução do tempo médio esperado para conclusão de uma série;

- Ampliação dos anos de escolaridade da população local;

- Aumento da pontuação do Saeb e da Prova Brasil; crescimento do IDEB;

- Redução do analfabetismo entre a população com 10 anos ou mais; e

- Redução gradativa e considerável no índice de distorção idade/série, para o máximo de 5%.



Outro impacto esperado é a "economia" para os cofres públicos com o aumento da eficiência que se instala na rede a partir do crescimento da aprendizagem e da redução da repetência, do abandono e da evasão, além da racionalização de cargos e funções.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: