Geral

Gestores recebem orientações para controle dos gastos públicos

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, participou da reunião e pediu o apoio de todos os órgãos na difícil tarefa de conviver com uma crise financeira.

Quinta - 27/10/2016 às 20:10



Foto: ascom/Sefaz Capacitação de gestores
Capacitação de gestores

Gestores ligados ao setor financeiro de todos os órgãos do Governo do Piauí participaram, na manhã desta quinta-feira (27), da primeira reunião da Unidade de Gestão e Programação do Gasto Público. O encontro aconteceu na Escola Fazendária. O principal objetivo foi dar orientações que vão servir para o planejamento financeiro em 2017 e apresentar a equipe que vai atender os órgãos.

“Essa primeira reunião foi para apresentar a equipe que eles (órgãos) vão conviver na Sefaz e delinear quais são os passos daqui pra frente para que possam ter sua programação de gastos aprovadas e dentro daquilo que o Estado tem capacidade”, disse o superintendente do Tesouro Estadual, Emílio Junior.

Segundo o superintendente, a Unidade de Gestão e Programação do Gasto Público vai auxiliar os gestores a superar problemas que poderiam ter sido evitados no surgimento da despesa. 

“A diretoria vai fazer com que a gente tenha um planejamento melhor das despesas desde o nascimento. Não adianta a gente ficar lá na ponta com este gasto e às vezes até sem recursos, quando a despesa já nasceu de maneira errada. Temos que evitar que o nascimento da despesa já saia trazendo problema para administração pública”, ressalta Emílio.

Para o superintendente, é nas dificuldades – como a que passa o país atualmente na área econômica – que as oportunidades surgem e contribuem para a superação dos obstáculos. “Por isso que nós reunimos aqui pessoas ligadas às atividades financeiras. São elas que tratam disso no do dia a dia. Sempre as experiências negativas mostram algo de bom para gente. Essa crise faz com que a gente tenha essa preocupação de melhorar a qualidade do gasto”, afirma.

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, participou da reunião e pediu o apoio de todos os órgãos na difícil tarefa de conviver com uma crise financeira. “Seremos aliados nessa tarefa de evitar que os gestores tenham problema. Temos que disciplinar nossos gastos. Temos que fazer uma gestão olhando para as despesas. Vamos fazer a nossa parte e contratar apenas o que podemos pagar”, frisou.

A diretora da Unidade de Gestão e Programação do Gasto Público, Adriana Arruda, disse o trabalho que será realizado junto aos órgãos contribui para uma economia dos cofres públicos. “Queremos gerar economia a partir de conceitos como controle, contabilidade e padronização de procedimentos. Nosso acompanhamento vai ser direto”, destacou.

Fonte: Ascom/Sefaz

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: