Brasil

Geuza Leitão lança livro sobre a história do jumento

livro jumento narra Ceará

Domingo - 24/04/2016 às 23:04



Foto: Facebook O jumento é um animal forte e paciente
O jumento é um animal forte e paciente
 Uma obra com histórias, características e lendas sobre o jumento ao longo dos séculos. Assim é “Sua excelência, o jumento”, livro que  foi lançado  ontem 23, no Náutico Atlético Cearense. Escrito pela advogada e presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) no Ceará, Geuza Leitão, a edição tem prefácio da escritora Rejane Costa Barros e texto de apresentação do jornalista Valdemar Menezes, do O POVO.


Uma das informações curiosas encontradas no livro é o fato de o jumento ser citado 133 vezes na Bíblia. “Além disso, uma das lendas relatadas é sobre a cruz que todo jumento tem nas costas. Ela teria sido o local onde o Menino Jesus fez xixi quando fugia para o Egito com seus pais,” explica Geuza Leitão.

A obra também relata os maus-tratos sofridos pelos animais, que são, muitas vezes, abandonados nas estradas e acabam sendo atropelados. “O jumento é usado até a exaustão pelo homem do campo e, quando não serve mais para o trabalho, é largado nas estradas, sendo atropelados e passando fome e sede”, conta Geuza. Outra agressão narrada no livro é que o jumento, que é um animal conhecido por caminhar lentamente, recebe cigarros acesos dentro dos ouvidos para que possa correr durante os trabalhos com transporte de carga e montaria.

O carinho de Geuza pelo jumento começou há 25 anos, quando a filha mais nova chorou ao ver um animal ser morto por um carroceiro. “Isso me acordou para a realidade desses bichos. Comecei a cuidar de gatos e cachorros abandonados. E com a Uipa, venho desenvolvendo o trabalho com os jumentos”, comenta. Ela considera que a conscientização das pessoas em relação aos cuidados com os animais está aumentando: “Antigamente, as pessoas passavam por um animal morrendo e nem ligavam. Hoje, já procuram os órgãos competentes e insistem até resolver a situação”.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Sua excelência, o jumento”
Quando: sábado, 23/4, a partir das 19 horas
Onde: Náutico Atlético Cearense (Avenida da Abolição, 2727 – Meireles)
Páginas: 300
Editora: Expressão Gráfica e Editora
Preço: R$ 30

Como ajudar a Uipa Ceará
Banco Itaú
Agência 1649
Conta corrente 0395-6

Fonte: opovo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: