Saúde

Ginecologista do IPMT orienta servidoras sobre o autoexame das mamas

As servidoras também receberam folderes informativos.

Terça - 25/10/2016 às 20:10



Foto: ASCOM ginecologista e auditora do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT), Maria Odete Nunes
ginecologista e auditora do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT), Maria Odete Nunes

Como e quando fazer o autoexame das mamas? Esta dúvida foi esclarecida pela ginecologista e auditora do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT), Maria Odete Nunes, na manhã de hoje (25), para as servidoras municipais que possuem o plano de saúde. 

Ela explicou que através do autoexame é possível perceber as alterações nas mamas, sejam cistos ou nódulos, secreções mamilares e retrações da pele, caso, algo seja detectado a mulher deve procurar um ginecologista e/ou mastologista. “O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, na semana seguinte ao término da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que não têm menstruação”, afirmou a especialista, acrescentando que, para realizar o autoexame de mama, é necessário seguir três passos que incluem fazer observação em frente ao espelho, palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada.

Além do autoexame, o outro método para a detecção precoce de um nódulo é a mamografia. Este exame é solicitado pelo especialista, geralmente a partir dos 40 anos idade como forma de rastrear alguma alteração nas mamas, já para as mulheres que com caso de câncer na família, a idade é após os 20 anos.

“Cerca de 15% dos casos de câncer de mama são hereditários, um percentual considerado baixo. Daí a necessidade em todos nós termos bons hábitos, dentre eles alimentação saudável, atividade física, menos estresse e espiritualidade, ou seja, estar bem consigo mesma. São hábitos que fortalecem e melhoram a nossa imunidade e ajudam a prevenir doenças”,  aconselha Maria Odete Nunes. 

Na ocasião, as servidoras também receberam folderes com mais informações sobre o câncer de mama.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: