Governador Wilson Martins diz que está garantido o Vestibular da Uespi

uespi vestibular garante governador


 O governador Wilson Martins (PSB) disse que a realização do Vestibular da Uespi (Universidade Federal do Piauí) está garantida porque o concurso é autossustentável.

Ele fez o comentário porque a reitoria da Uespi colocou em dúvida a realização do Vestibular 2012, que é realizado no final dete ano.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Carlos Alberto Pereira, disse que na reunião do Conselho foi aprovado o concurso para professor efetivo e servidor, mas adiantou que situação do vestibular foi agravada pelo grande número de isenções nas taxas do certame.

Wilson Martins disse que o aumento do repasse para a Uespi foi de 40% este ano. Ele declarou que o vestibular é autossustentável.

O reitor Carlos Alberto falou que o aumento no repasse não contempla as necessidades da Uespi, principalmente quanto ao vestibular, que tem alto custo em relação a segurança. Disse que o Vestibular da Uespi é pago pelas taxas, mas as isenções prejudicam.

“É possível acontecer de não conseguirmos fazer o vestibular. Ano passado deu esse problema e com esse aumento da população de candidatos temos que estudar formas de bancar essas isenções. O governador colocou bem que temos feito diálogo. As dificuldades não são de agora, mas de muito tempo. Os salários estão em dia, os programas de extensão regularizados. Mas o orçamento aprovado não cobre as necessidades da Uespi. O aumento de 40% só supre as necessidades num primeiro momento. Estamos em constante negociação com o governo”, falou Carlos Alberto, adiantando que o vestibular custa R$ 2 milhões.

Foi definida a realização de concurso público com 240 vagas de professor efetivo está mantido. O edital foi homologado.

Fonte: MN

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: