Cidade

Estado lança feirão para financiar casa própria para servidor efetivo

Foi aberto nesta quarta-feira, a partir das 9h, no estacionamento em Frente à Escola Fazendária

Quarta - 31/08/2016 às 13:08



Foto: Paulo Pincel Secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva
Secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva

Será aberto nesta quarta-feira, a partir das 11h, no estacionamento em Frente à Escola Fazendária, no Centro Administrativo, o 1º Feirão de Imóveis do Servidor. O feirão é parte do Programa Habitar Servidor, destinado a funcionários públicos efetivos do Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, ativos e inativos, que poderão adquirir a casa própria, com descontos e facilidades de financiamento.

O feirão acontece de 31 de agosto a 3 de setembro, das 9h às 20h, no pátio do Centro Administrativo, no bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina,  e é uma parceria entre Governo do Estado, Caixa Econômica Federal e Sindicato da Indústria da Construção Civil

O secretário de Estado da Administração e Previdência do Piauí, Franzé Silva, explica que a partir de hoje, as construtoras vão colocar à disposição dos servidores públicos, imóveis de vários padrões, desde os mais acessíveis, como os financiados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida até os de alto padrão, como os imóveis situados em condomínios fechados na zona Leste de Teresina, que prontos para serem ocupados. O desconto inicial será de 5% com base nos preços de imóveis de julho de 2016.

“Esses preços foram avaliados pela Caixa e o servidor já vai sentar para negociar com este desconto inicial de 5%. Mas pode chegar a descontos maiores, dependendo da negociação. Quando fechamos a parceria já pedimos a avaliação dos imóveis pela Caixa, com preços de julho deste ano”, disse o secretário.

O feirão atende a todos os segmentos de servidores públicos. Após os cálculos do preço final do imóvel, começam as negociações em torno do valor da entrada. “Para a entrada, será feita uma consignação para o servidor e ela pode ser dividia em até dez vezes. O restante vai ser parcelado pelas regras da Caixa”, declara o secretário Franzé Silva.

A outra vantagem dessa parceria, segundo o secretário, é que em cima dos valores negociados no feirão, as construtoras vão fazer um aporte para a previdência, a título de taxa de administração, que será uma nova receita para o fundo de previdência.

“A previdência recebe o valor da taxa de administração que faz com que a gente diminua o déficit previdenciário. Assim, o processo do feirão traz vantagem para o servidor que tem 5% de desconto no valor do imóvel, a entrada parcelada e o fundo de previdência que será capitalizado pela taxa de administração", afirma Franzé Silva.

O tipo de imóvel vai depender da renda do servidor. “Não precisa de inscrição prévia, é só sentar na mesa, de 9h às 20h e negociar direto com as construtoras. O espaço terá uma agência da Caixa para que os servidores façam todo o processo, que vale para ativos e inativos”, assegura o secretário.

Fonte: Redação/SeadPrev

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: