Geral

Harém de Teatro estreia \"Um Bico Para Velhos Palhaços\"

Theatro 4 de Setembro espetáculo estreia harém

Domingo - 28/06/2015 às 22:06



O Grupo Harém de Teatro, em comemoração aos seus 30 anos de existência, está abrindo audição para a seleção de palhaços que preencham os seguintes requisitos: 1- Sejam engraçados; 2- Sejam talentosos; 3- E, principalmente, sejam velhos!



Os selecionados que cumprirem os requisitos, estarão aptos a nova montagem do Harém, “Um Bico Para Velhos Palhaços”, com estreia confirmada ao dia 02 de julho, às 20h, no Theatro 4 de Setembro. Essa será a sua 16ª. montagem, desde que o Grupo abriu ata de fundação a serviços cênicos e exercícios dramáticos aos palcos piauienses.



Para essa nova montagem, o Grupo imergiu em obra de autor romeno. Matéi Visniec, com franca penetração dramática a partir de sua terra natal e à França, dali ao restante do mundo que se conhece e que mantém viva uma das maiores e mais tradicionais manifestações do espírito humano, a arte de encenar.



A peça que marca o ano comemorativo de 30 anos do Harém aborda o tema da competição feroz entre as pessoas e também as condições de trabalho para idosos em nossa sociedade.

Uma proposta de reflexão às gerações futuras.


No enredo da peça, respondendo a um anúncio, três velhos palhaços reencontram-se para serem recebidos em audição. Esperam conseguir uma oportunidade de emprego temporário. Enquanto aguardam, relembram o seu velho passado, recheado de momentos de humor e sarcasmo.



O autor da peça escolhida à nova peça de tratamento hareniano é o poeta e dramaturgo Matéi Visniec, que começou a escrever na Romênia dos anos 1970, sob o regime de Nicolae Ceausescu. Ao ser tornado um autor proibido, buscou asilo político na França, em 1987.



Atraído pelas vanguardas do início do século XX, principalmente o surrealismo, dadaísmo e expressionismo, o artista gerou união entre sua postura politizada e o aprofundamento subjetivo, que deram a seus textos dramáticos o que agora podem ser conferidos em uma extensa obra construída.



A obra teatral de Visniec se assume a mais de 30 textos. Sua dramaturgia se distingue por não ficar presa ao teatro político convencional, nem a completa estilização. Ele caracteriza seu teatro como “frequentemente político, mas não realista”.



“Um Bico Para Velhos Palhaços” recebe tratamento de desconstrução de cena e mapeamento dramatúrgico de palco do diretor Arimatan Martins. Martins é formado em Artes pelo Centro de Artes das Laranjeiras – CAL, do Rio de Janeiro.



Entre os trabalhos que dirigiu, a palcos piauienses, estão “Os Dois Amores de Lampião Antes de Maria Bonita e Só Agora Revelados” (1985), de Francisco Pereira da Silva; “A Farsa do Advogado Pathelin” (1987), de autor anônimo do Século XVI; “Raimunda Pinto, Sim Senhor!” (1992), de Francisco Pereira da Silva; “Auto do Lampião no Além” (1996), de Gomes Campos; “O Princês do Piauí” (1999), de Benjamim Santos; “Diário de Uma Ladra” (2007) e “O Sonho do Fauno” (2009), de Rubens Nery Costa; “A Casa de Bernarda Alba” (2009); de Federico Garcia Lorca.



Em 2012 passa a desenvolver um projeto de trabalhos autorais, denominado de “trilogia hareniana”, iniciando com o espetáculo “Macacos Me Mordam! - A Comédia”, na abordagem da temática “arte ciência” e “Abrigo São Loucas” (2013), com a temática “arte e política”, em que o autor faz um inventário da política piauiense, que não deixa de ser a nacional.



O Grupo Harém de Teatro conseguiu, ao longo de trinta anos, celebrar resultados que se justificam não só pela prática saudável do exercício cênico, mas, especialmente, pela planejada estratégia de sedimentar um histórico e uma memória para os autos do teatro brasileiro que reinventasse as formas do fazer teatral e definisse o homem no centro da cena.



Assim, todos os processos de pesquisa e montagens do repertório de espetáculos do Grupo mantiveram uma finalidade de propósitos de premiar autores locais, nacionais e, por vezes, internacionais, mas sempre considerando o fio do labirinto da linguagem universalizada à aldeia local, às escritas e falas da personagem aos desenhos dramatúrgicos, em que o homem fosse sujeito do próprio discurso e se autorreconhecesse como manipulador da própria arte de criação.



Entende o Grupo Harém de Teatro que a melhor invenção para a cena nacional está em aproximar culturas, visibilizar o exercício teatral manifestado, mas fundamentalmente possibilitar o escambo de experiências em que indivíduos e sociedades reforcem razão e sensibilidade e se reconheçam na arte e cultura apropriadas.



Numa Realização do Grupo Harém de Teatro, “Um Bico Para Velhos Palhaços”, estréia nesta quinta feira, 02 de julho, às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro. Com os palhaços harenianos, Fernando Freitas, Francisco de Castro e Francisco Pellé.



A Ficha Técnica do espetáculo está composta por Texto Original, Matéi Visniec; Encenação, Arimatan Martins; Interpretação, Fernando Freitas, Francisco de Castro e Francisco Pellé; Cenografia e Adereços, Emanuel de Andrade; Figurinos, Bid Lima; Iluminação, Assaí Campelo; Música original, Daniel Hulk; Edição e efeitos sonoros, José Dantas; Visual Gráfico, Paulo Moura (irmãodecriação); Fotografias, Margareth Leite; Produção e Vendas, Soraya Guimarães.



Serviços:

Duração: 70min

Faixa etária: Maiores de 12 anos

Gênero: Tragicomédia

Valor do ingresso: R$ 20,00-inteira

R$ 10,00-meia

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: