HGV divulga balanço de cirurgias nos dois primeiros meses do ano

HGV operações balanço 2014


O Hospital Getúlio Vargas (HGV) já realizou 1.389 cirurgias nas mais diversas especialidades somente nos dois primeiros meses do ano. O maior volume de procedimentos foram nas áreas de Ortopedia, Vascular e Urologia.

De acordo com relatório, somente na Clínica Ortopédica foram realizadas 367 cirurgias nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Clínica Vascular realizou 214, a Urologia foram 198. Em seguida, os procedimentos de Oftalmologia com 144, Cirurgia Geral com 133, Neurologia com 100, Ginecologia com 78 procedimentos cirúrgicos. As demais áreas como Proctologia, Cabeça e Pescoço, Torácica, Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia e Buco Maxilo somaram 155 procedimentos.

O pedreiro Roberto Ferreira de Araújo, 32 anos, foi um dos pacientes atendidos. Vítima de um acidente de moto, no domingo de Carnaval, Roberto sofreu uma fratura de coluna, foi transferido para o HGV, onde foi realizado o procedimento, que é considerado de alta complexidade.

O cirurgião ortopédico, Wilson Rodrigues, explica que hoje é possível tratar no HGV lesões e até reconstruir a coluna utilizando parafusos e artes, como, por exemplo, nos casos de tumores e traumas na coluna. “Quanto à recuperação, a maioria dos pacientes é estimulada a caminhar no primeiro ou segundo dia após a cirurgia, diferentemente do que ocorria no passado, quando se preconizavam longos períodos de repouso na cama”, ressalta o médico.

O HGV conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para atender pacientes que necessitam de tratamento e, em alguns casos, cirurgia de doenças nas regiões da coluna. O grupo é composto por neurocirurgiões, neurologistas, ortopedistas, além de fisioterapeutas, que tratam de doenças como lombalgias, cervicalgias, hérnia de disco, artrose, entre outros.

Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, o hospital evoluiu muito nos últimos anos e dispõe de recursos para realizar cirurgias de coluna em diferentes patologias. “Estamos trabalhando cada vez mais para reforçar o atendimento e melhorar a qualidade e segurança aos pacientes”, disse a diretora geral.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: