Hotéis do Piauí voltarão a usar classificação por estrelas

estrelas classificação piaui hoteis


O Piauí possui 130 meios de hospedagem ( incluindo pousadas, hotéis e outros tipos de locais para estada) registrados no setor de cadastros (Cadastur) da Secretaria do Turismo do Piauí. Em 2012, o sistema de estrelas usado na classificação hoteleira, que havia sido abandonado, voltou a ser usado exclusivamente pelo Governo Federal.

Segundo o coordenador do Cadastur no Piauí, Hermano Carneiro, essa classificação é legalizada pela Portaria 100 do Ministério do Turismo que instituiu o Sistema Brasileiro para Classificação de Meios de hospedagem. “Com essa portaria, o Ministério estipulou critérios para a classificação, e criou um Conselho Técnico de Classificação. Ao se inscrever no sistema, o hotel vai indicar seu número de estrelas, seguindo o padrão descrito no formulário e será vistoriado pelo ministério e pelo Inmetro”, disse o coordenador. Para saber quantas estrelas o hotel vai ter, serão avaliados entre outros itens, a estrutura, a qualidade dos serviços, banheiros, tamanho dos quartos e até atividades sustentáveis.

No Piauí, nenhum hotel se inscreveu no Sistema para solicitar “suas estrelas”. O coordenador do Cadastur no Piauí, disse que essa classificação não é obrigatória, mas, é uma forma de qualidade adotada pelos turistas. “Não há nada que obrigue um hotel a buscar sua classificação através de estrelas no site do Ministério, mas, os turistas que chegam ao Piauí naturalmente buscam se hospedar em hotéis que tenham esse nível de excelência, essa é uma seleção natural do setor”, disse.

Em 2012, uma técnica do Ministério do Turismo, esteve em Teresina realizando uma palestra de conscientização com os principais hotéis da capital e do litoral do Piauí, mas segundo o coordenador do Cadastur, não houve o efeito esperado. Esse ano, o trabalho de conscientização continua, a equipe da Setur entra em contato com os estabelecimentos por telefone e se coloca à disposição para ajudar na parte burocrática do processo.

De acordo com o Ministério do Turismo, o sistema de classificação adotado pelo país foi regulamentado no segundo semestre do ano passado, a partir do estudo de modelos internacionais. O objetivo, segundo a pasta, é alinhar a hospedagem no Brasil com a de outros países, para preparar a estrutura hoteleira para os grandes eventos que o país irá sediar, como a Copa do Mundo e a Olimpíada.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: