Geral

INSS disponibiliza informações e serviços por canais remotos para como

INSS informações segurados canais

Terça - 16/06/2015 às 15:06



 De Teresina – Nos últimos dez anos a Previdência Social no Brasil vem acompanhando as inovações tecnológicas, sobretudo na área de informática, e se modernizando para oferecer maior comodidade aos segurados e demais cidadãos que necessitam de informações ou dos serviços e benefícios previdenciários.



Atualmente, os segurados e demais cidadãos não precisam sair de casa para ir até o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) obter informações sobre sua situação junto à Previdência Social porque o Instituto dispõe de atendimento pela Internet (no site www.previdencia.gov.br) e pela central de atendimento 135.



A central 135 realiza em média, 4,7 milhões de atendimentos mensais. Entre os serviços mais procurados pelos cidadãos que ligam para o 135, estão a procura por informações gerais sobre a situação do benefício, o preenchimento da guia de pagamento e a data da perícia agendada.



Através da Internet, o contribuinte pode calcular benefícios, conferir andamento de processos, agendamentos, atualizar dados cadastrais, entre outros serviços disponíveis no site. Além de informações básicas e orientação preliminar sobre requisitos e documentos necessários para fazer solicitações de benefícios, os atendimentos podem ser agendados e alguns benefícios e serviços podem ser realizados por esses canais.



O site é bastante diversificado e possui uma agência de notícias, que mantém o cidadão informado sobre os últimos acontecimentos referentes à Previdência em todo o país. O site também disponibiliza o calendário de pagamentos, rádio previdência, e acesso à legislação.



O acompanhamento de processos no INSS é um importante serviço que está disponível pela internet. O segurado só precisa digitar o número do seu benefício para obter informações sobre concessão de benefício ou revisão de seus valores.



Aposentados e pensionistas também podem utilizar o site para resolver pendências com o INSS. Em casos de alterações de endereço, por exemplo, não é necessário ir até uma unidade de atendimento. Basta digitar o número de benefício, a data de nascimento e digitar os novos dados. A cópia da carta de concessão de aposentadoria também encontra-se disponível aos interessados.



Pelo telefone 135 e internet, além de obter informações e alguns serviços sem precisar se deslocar até a uma agência do INSS, o segurado pode agendar o seu atendimento. A utilização desses serviços evita que as pessoas se desloquem a uma agência, além de diminuir o tempo de espera de quem necessita comparecer a uma unidade do INSS.



A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Após as 22h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico. A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo ou público. De aparelho celular é cobrada tarifa local.


Além dos canais remotos a Previdência Social também disponibiliza para os cidadãos uma Central de Cartas (PREVCartas – Correspondência) - Caixa Postal 09714 – CEP 70040-976 – Brasília-DF – e a Ouvidoria-Geral da Previdência Social - Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala “A”, 1º andar, de segunda à sexta, das 8 às 18 horas.

Fonte: ascom/inss-pi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: