Política

Juíza libera divulgação da última pesquisa Ibope para prefeito de Teresina

A ação da chapa de Dr. Pessoa (PSD) pedia a impugnação da pesquisa. A juíza acatou mas, em seguida, revogou a decisão.

Sexta - 30/09/2016 às 20:09



Foto: Montagem/Paulo Pincel Piauihoje.com - Eleições 2016
Piauihoje.com - Eleições 2016

A juíza da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, Zilneia Gomes, emitiu sentença em que julga improcedente a impugnação da pesquisa eleitoral do Ibope que deve ser divulgada na noite desta sexta-feira (30). A solicitação de suspensão partiu da coligação “Mudar Pensando em Pessoas”, que tem como candidato a prefeito Dr. Pessoa (PSD).

Os advogados da acusação argumentaram o pedido por entender que as pesquisas do instituto não seguiam o padrão determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O advogado da coligação, Rodrigo Castelo Branco, explicou que foi pedido a partir da análise das pesquisas anteriores.

“Nós percebemos que tinha uma dissonância entre os padrões utilizados nas pesquisas eleitorais de acordo com o adotado no TSE. A gente fez uma análise e as últimas pesquisas divulgadas, o padrão não seguia a referências, por exemplo, no percentual por faixa etária”.

A magistrada havia emitido parecer favorável à suspensão das pesquisas na segunda-feira (26), mas nesta quinta (29) após analisar os autos e a defesa do instituto, revogou o parecer. A juíza argumenta que “a legislação eleitoral não exige a adoção da metodologia do disco de resposta” e que “inexiste exigência legal de uma metodologia única para as pesquisas eleitorais”.

A última pesquisa Ibope para os candidatos a prefeito de Teresina realizada pelo Ibope deve ser divulgada ainda nesta sexta-feira (30).

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: