A Secretaria Estadual de Justiça enviou nota à coluna, ontem, explicando o que ocorreu com a detenta Jucinete dos Santos, que morreu recentemente em Teresina. De acordo com a nota, a detenta retornou para a Penitenciária Feminina “Adalberto de Moura Santos” em Picos, dia 8 de janeiro de 2012, sem sinais de infecção e usando muletas para se locomover em virtude de uma cirurgia realizada em 2005 em sua perna esquerda. “No mesmo dia, durante o banho, a detenta caiu e fraturou a mesma perna em três locais, oportunidade em que foi atendida na urgência do Hospital Regional Justino Luz em Picos, onde permaneceu internada por cinco dias”, diz a nota. A Secretaria de Justiça acrescenta que a detenta foi conduzida para a Penitenciária Feminina de Teresina e encaminhada para o HUT, que negou sua internação. Diante disso, a Secretaria de Justiça a encaminhou ao HGV para cirurgia eletiva onde ficou internada por nove dias. Foi submetida à intervenção cirúrgica ortopédica no dia 24 de janeiro de 2012, sem intercorrências. No pós-cirúrgico de 24 horas, veio a óbito por causa de uma parada cardio-respiratória.
Onde há fumaça...
Ontem, bastante descontraído, ao deixar o gabinete da Presidência e seguir para o plenário da Assembleia Legislativa, onde faria a leitura de mensagem aos deputados, abrindo o ano legislativo, o governador Wilson Martins foi questionados e o deputado Edson Ferreira (PSD), que caminhava ao seu lado, seria o novo secretário de Turismo. Martins virou-se para Ferreira e perguntou: “E tu entende de turismo?”. Ferreira, na mesma hora,: “Sou da região do Berço da Humanidade”, referindo-se à Serra da Capivara, situada na região de São Raimundo Nonato, berço também da família Ferreira.
Economia
Ontem, a ler sua mensagem ao Legislativo estadual, lo governador Wilson Martins destacou que trabalhar com eficiência na gestão pública, planejamento, profissionalização e transparência foi possível reduzir significativamente gastos como com a locação de veículos, combustíveis, diárias e gratificações. Segundo o governador, apenas nesses setores o Estado economizou R$ 20 milhões. “Esses instrumentos de controle, principalmente no que se refere à análise e acompanhamento de contratos geraram um impacto positivo nos cofres do Estado superior a R$ 120 milhões”, disse Wilson Martins.
BBB
Os deputados precisam ficar atentos ao que fazem em plenário, pois a transmissão ao vivo é danada para mostrar flagrantes que se houve edição das imagens não chegariam ao telespectador. Ontem, durante a instalação do ano legislativo, um deputado foi flagrado coçando o... “traseiro” no final da solenidade. Ano passado, houve deputada apanhada às gargalhadas, depois de fazer ironia com o colega que ocupava a tribuna.
Recorde
O senador José Sarney, do PMDB, presidiu, ontem, mais uma sessão de abertura dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional. Ele é o parlamentar que mais vezes já participou desse tipo de sessão parlamentar no País (presidiu oito vezes). Durante a abertura do ano Legislativo, o Congresso Nacional, como manda a lei, recebeu a mensagem da presidenta da República, Dilma Roussef para 2012. A mensagem descata o combate a extrema pobreza como prioridade do Governo para este ano.
Apuração
O secretário estadual da Segurança, Robert Rios, determinou rigorosa apuração do assassinato do vaqueiro José Vieira da Silva Filho, Coró, crime ocorriodo sábado passado e que e chocou a população de Novo Oriente, na região de Valença. Ontem, a pedido do vice-prefeito do município, Afonso Sobreira, da deputada Flora Izabel, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de familiares, o secretário determinou a nomeação de um delegado especial para apurar o caso e adotou medidas para prisão dos policiais acusados do assassinato.
Água
A deputada Juliana Moraes Souza, do PMDB, se reuniu com o presidente da Agespisa, Raimundo Neto, para repassar reivindicações dos moradores das localidades Cajueiro, Monte Alegre e Lagoa do Prado, no municipio de Parnaiba, que querem melhoria do abastecimento de água. Mas a Agespisa está legalmente impedida de cuidar do abestecimento de água dessas localidades porque os sistemas foram construidos e são administrados pelo INCRA. A Agespisa, no entanto, vai viabilizar o treinamento de pessoas indicadas pelas comunidades para operarem os sistemas de água daquelas localidades.
Bloco
Moradores e turistas de Teresina estão organizando uma bloco carnavalesco para desfilar nos povoados de Macapá e Maramar, em Luis Correia.O nome do bloco é “Bicho Solto”.
A idéia dos organizadores do Bloco “Bicho Solto” é concientizar a população local e visitantes sobre a importância de manter animais presos para evitar acidentes e sobre a necessidade do recolhimento do lixo para manter as praias e os povoados limpos.
Absurdo
Mas os turistas que se preparam para passar o carnaval no litoral do Piauí devem se preparar para recolher o lixo. Fonte da coluna informa que a Prefeitura de Luis Correia estaria decidida a dar folga aos responsáveis pela coleta de lixo na cidade durante o período de carnavel. Um absurdo para uma cidade que cresce em ritmo acelerado e que tem quase toda sua economia movimentada pelo do turismo.
Parceria
A Secretaria da Assistência Social e Cidadania – Sasc, fimrou parceiria, ontem, com o Tribunal de Justiça do Estado. O secretário Francisco Guedes e o juiz coordenador da Justiça Itinerante, Jorge da Costa Veloso, se comprometeram em buscar alternativas para unificar as ações do Projeto Cidadania Ativa, da Sasc, com o projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Piauí.
RÁPIDAS
“O Demônio de Nistzsche - Niilismo, Eterno Retorno e Ética do Cuidado de Si”. Esse é o título do livro do advogado Lucas Villa, que também é mestre em Filosofia. Na obra, a ser lançada em março, o advogado faz uma análise sobre as interpretações mais correntes do conceito nietzschiano do eterno retorno.
Se o problema com os paredões de som são grandes em Teresina no interior não são diferente. O pior éque no interior estado não existe os aparatos legais e de pessoal para combater essa agressão aos ouvidos. A falta de educação é geral e, neste caso, é o principal obstáculo para o cumprimento da lei.
Beatrice. Esté é o nome da linda menininha que ilustra a capa da mensagem anual do governador Wilson Martins, entregue ontem na Assembléia, com a prestação de contas da administração estadual no ano passado e a definição de metas para 2012.