Lacen disponibiliza exames gratuitos para pacientes com Leucemia no Pi

lacen exames leucemia de graça


 O Estado do Piauí mais uma vez sai na frente quando o assunto é exames gratuitos na área da saúde pública. O Laboratório Central do Piauí (Lacen) já está habilitado para realizar exames de Galactomanana. O procedimento é indicado para pacientes que sofrem, principalmente, de Leucemia Mielóide Aguda (LMA). Por conta da baixa imunidade, o risco de infecções das mais diversas é constante nessas pessoas.

"O exame da Galactomanana pode indicar com assertividade satisfatória e precocemente, o início de infecção fúngica por aspergillus – aspergilose invasiva – que, uma vez adquirida, tem progresso rápido e alta letalidade após aparecimento dos sintomas, principalmente febre. Este exame é simples e rápido, sendo feito com amostra de 5 ml de sangue do paciente, que é enviada ao Lacen para reação e disponibilidade do resultado via web em até 2 dias. O grande diferencial deste exame é que permite aos médicos tomarem decisões terapêuticas mais acertadas e no tempo hábil, pois ele tem um forte indício de qual germe precisa tratar", explica a diretora do laboratório, Symonara Karina.

Segundo a diretora, o exame aumenta a chance de sobrevida daqueles pacientes onco-hematológicos que estão realizando tratamento de quimioterapia. "O foco deste exame são os pacientes com Leucemia Mielóide Aguda, cuja imunidade fica muito baixa e há incidência de mortalidade altíssima por conta de infecções adquiridas no ambiente hospitalar", afirma.

“Agora mais uma necessidade antiga de pacientes no nosso estado foi resolvida. Desta vez os beneficiados são aqueles pacientes munosuprimidos, ou seja, que passam por quimioterapia e, às vezes, chegam a óbito por causa de algumas bactérias. O laboratório e, principalmente, a população está de parabéns por ter à disposição mais este importante serviço, já que agora muitas vidas poderão ser salvas”, comemora a gestora.

Segundo os técnicos do Lacen, um dos tipos de infecção mais grave que acomete esses pacientes é aquela provocada por fungo. A mais frequente é a causada pelo fungo Aspergellus, conhecida por Aspergilose Invasiva, que acomete, principalmente, o pulmão e seios da face.

“O diagnóstico da Aspergilose invasiva é difícil, demorado e caro para a maioria da população, sendo necessário biópsia do tecido pulmonar ou seios da face e envio para outro Estado para análise, o que demora mais de uma semana para disponibilidade do resultado, e nem sempre o paciente pode esperar, chegando a óbito. Agora o Piauí tem modernidade e condições suficiente para realizar o exame em até dois dias”, explica o consultor hospitalar e responsável pela instalação do serviço no Lacen, André Aguiar.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: