Geral

\"Laranja Mecânica\" está se tornando uma realidade, diz Malcolm McDow

realidade se transforma violência Filme Laranja Mecânica

Sexta - 05/02/2016 às 20:02



 Malcolm McDowell considera que a visão distópica do futuro, mostrada em seu filme mais famoso, “Laranja Mecânica”, já é uma realidade.


O ator de 72 anos disse ao New York Daily News que o romance de Anthony Burgess e o filme de Stanley Kubrick mostram “um mundo em que as pessoas idosas estão sempre em casa, diante de seus televisores.”


“E isso foi basicamente o que aconteceu”, disse ele. “Agora temos apenas os jovens aí fora, usando drogas — e ele predisse tudo isso muito antes da explosão das drogas.”

Ele acrescentou que o livro, escrito em 1962, e o filme lançado, em 1971, foram particularmente premonitórios, “tudo isso aconteceu muito antes dessa enorme violência das gangues e das drogas.”

“Ninguém comenta mais nada sobre Anthony Burgess, mas ele é o verdadeiro gênio aqui”, acrescentou ele.


“Graças a Deus, eu não tenho visto nenhuma terapia de aversão, mas é incrível como existem tantas pessoas encarceradas nos Estados Unidos. Nosso raciocínio é tão retrógrado, somos tão medievais.”

McDowell também falou sobre seus encontros com Burgess, nos quais o escritor revelou que a inspiração para escrever seu polêmico livro surgiu depois que ele viu um grupo de “delinquentes moscovitas” ameaçando alguns de seus amigos e pressionando seus rostos contra a janela de um café onde eles estavam bebendo.


O filme foi um sucesso financeiro e de crítica quando de seu lançamento, embora alguns críticos se sentissem perturbados por sua violência. Notavelmente, o crítico Roger Ebert deu-lhe um comentário condenatório, chamando-o de “confusão ideológica”.

Kubrick pediu à Warner Bros para retirar o longa de circulação devido à onda de furor que surgiu em torno do filme, incluindo ameaças à sua família e vários outros eventos violentos (o chamado “efeito de contágio”).

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: