Olhe Direito!

Olhe Direito!

Lideranças da zona Norte participam de reunião sobre combate ao Aedes

Segunda - 18/01/2016 às 21:01



Foto: Arquivo Dengue
Dengue
O prefeito Firmino Filho tem feito um chamamento às comunidades para através da educação e da ação vencer a luta contra o mosquito Aedes aegypti. Nesta terça-feira (19), o chefe do executivo municipal, juntamente com técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), terão uma conversa com presidentes de associações de moradores e lideranças comunitárias da zona Norte da cidade. A atividade acontecerá no Teatro do Boi, a partir das 19h.

Durante o encontro será feita uma abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti e esclarecimentos sobre dengue, zika, chikungunya, e o plano de ação de combate ao problema. O prefeito irá enfatizar a importância da comunidade se engajar na luta contra o Aedes aegypti e para a colaboração das ações realizadas pelo poder público, tendo em vista a gravidade do problema.

“Além da dengue, agora estamos convivendo com o zika vírus, a rigor desconhecido, e que tem causado danos irreversíveis para a nossa saúde, como a microcefalia. O cenário é bastante preocupante. Os danos disso são permanentes, não tem cura e o que está em jogo é o futuro dos nossos filhos, netos. Portanto, temos que ser radicais nesse combate e contamos com a participação dos líderes comunitários para reforçar o trabalho de conscientização da população. É necessário que tenhamos boas informações para que seja feito um papel pedagógico junto às comunidades e, assim, evitar um mal maior”, afirma o prefeito Firmino Filho.

Os cuidados que podem ser tomados em cada residência no dia a dia também serão abordados na conversa. “Com a chegada das chuvas, é muito importante massificar o trabalho de combate ao Aedes aegypti. A maior parte da população tem atendido ao chamamento da Prefeitura de Teresina para manter as residências limpas, mas ainda há uma pequena parcela que não colabora, e para isso a FMS tem reforçado as ações de prevenção. Mas, contamos com o apoio dos líderes comunitários para levar nossa mensagem às comunidades de que cidade limpa é cidade saudável”, destaca Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Na oportunidade, serão socializadas aos presentes ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que já estão sendo executadas pela Prefeitura de Teresina, como o decreto de emergência em saúde pública, que autoriza as autoridades sanitárias e os agentes de combate à endemias diretamente responsáveis pelas ações de resposta ao combate ao Aedes aegypti, em caso de risco iminente, adentrar as casas, imóveis comerciais ou não, a qualquer hora do dia e da noite, mesmo sem o consentimento do morador para adotar os procedimentos técnicos para combater o mosquito.

Informações sobre a Faxina nos Bairros, que acontece aos sábados em todas as zonas da cidade e tem por objetivo mobilizar os teresinenses para a prevenção de doenças como a dengue, zika e chikungunya, por meio da intensificação na coleta do lixo residencial, também será repassada aos presentes. As reuniões com as lideranças comunitárias iniciaram na zona Sul e acontecerão em todas as regiões da cidade.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: