Especiais

Luciano Nunes destaca a evolução que os tribunais e órgãos de fiscalização tiveram

Durante solenidade pelos 117 anos do TCE, presidente destaca os feitos do órgão

Terça - 30/08/2016 às 18:08



Foto: Paulo Pincel Mesa de honra em comemoração aos 117 anos do TCE/PI
Mesa de honra em comemoração aos 117 anos do TCE/PI

Aconteceu nesta terça-feira, 30, a solenidade de comemoração aos 117 anos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o governador Wellington Dias. No evento foi destacada a história e as ações da instituição no Estado.

Mesa de honra em comemoração aos 117 anos do TCE/PIMesa de honra em comemoração aos 117 anos do TCE/PIFoto: Paulo Pincel

O presidente do TCE-PI, Luciano Nunes, destacou a evolução que os tribunais e órgãos de fiscalização tiveram no Piauí em termos materiais, de recursos humanos e avanços tecnológicos, além das medidas preventivas orientadas pelo órgão para coibir práticas que atacam o erário público. 

“Para nós, não é prazeroso punir o gestor, razão pela qual temos insistido na atuação de caráter didático e pedagógico orientando e esclarecendo, até por que, os temas que afetam à administração pública são múltiplos e, principalmente, complexos, mas quando é necessário e ainda tem sido, é importante agir com mão potente penalizando aqueles que malversam os recursos do povo”, afirma o presidente.

Segundo Luciano Nunes, nos últimos anos mais de mil gestores e ex-gestores tiveram suas contas reprovadas, de 2012 para cá, mais de 18 milhões de reais em multas foram aplicadas, além de imputado o tempo do montante que ultrapassa 49 milhões de reais de modo a recompor os erários levados.

“Para nós e para a sociedade, porém, o mais importante mesmo é evitar o desvio, por que quando ele acontece, o Estado, a cidade e a população sofrem imediatamente as consequências negativas, sendo dificílima a tarefa do ressarcimento aos cofres públicos dos desvios perpetrados, é por isso que temos investido fortemente na prevenção por meio de palestras, seminários e cursos”.

Em 2015, foram julgadas pelo TCE-PI, 972 prestações de contas, o que dá uma média de 81 julgamentos mensais, em 2016, através de dados colhidos até 25 de agosto, houve um aumento de 1.208 prestações de contas chegando a uma média de 134 contas por mês.

“Em janeiro de 2015 tínhamos um estoque de fiscalização estadual de 64 processos de conta hoje o estoque é zero, motivo de alegria de minha parte”, finaliza o presidente do TCE-PI.        

Fonte: Flash Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: