Política

Mãe de Wesley Safadão tem candidatura cassada no Ceará

Caso os mandatos atuais fossem cassados, o pai de Wesley Safadão assumiria a prefeitura de Aracoiaba

Quarta - 28/09/2016 às 20:09



Foto: Divulgação / internet Cantor Wesley Safadão ao lado de sua mãe, Dona Bill, e de seu pai, Wellington Nonato
Cantor Wesley Safadão ao lado de sua mãe, Dona Bill, e de seu pai, Wellington Nonato

A empresária Maria Valmira Oliveira, conhecida popularmente como Dona Bill (PSDB), vice-prefeita da cidade de Aracoiaba, no Ceará, e candidata à reeleição no município, teve a candidatura cassada pela Justiça Eleitoral, juntamente com o prefeito e cabeça de chapa, Antônio Cláudio (PSDB). A decisão da justiça também os tornam inelegíveis por oito anos. Dona Bill é mãe do cantor de forró Wesley Safadão.

Ambos já recorrerem da decisão no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Como recursos do tipo tem efeito suspensivo imediato, eles permanecem candidatos até a conclusão do julgamento. Segundo decisão da juíza Cynthia Nóbrega, da 67ª Zona Eleitoral, coligação de Antônio e Dona Bill teria praticado abuso de poder econômico em caso envolvendo doação de três ambulâncias à Prefeitura.

Após a decisão, circularam rumores nas redes sociais de que os mandatos do prefeito e da vice, e não apenas seus registros de candidatura para a eleição deste ano, também teriam sido cassados. A informação, no entanto, não procede. Caso contrário, assumiria a Prefeitura o presidente da Câmara Municipal de Aracoiaba, Wellington Nonato da Silva, pai de Wesley Safadão.

Doação de ambulâncias

Segundo o processo, a doação foi feita através de uma série de empresas, mas foi anunciada no Município como proveniente de recursos próprios de Dona Bill. Ainda de acordo com a decisão, a “doação” foi alvo de grande divulgação em Aracoiaba, através de eventos, carros de som e fotos na página oficial da Prefeitura.

“Certo que o expediente utilizado repercutiu na vontade do eleitor, especialmente em uma cidade pequena, de disputa eleitoral tradicionalmente acirrada e eleitorado humilde em sua grande maioria”, diz a juíza. A decisão destaca ainda que página da Prefeitura teria sido utilizada para a promoção das candidaturas de Antônio e Dona Bill.

Fonte: Roberto Araujo, com informações d'O Povo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: