Geral

Mais um quilombola é executado em conflito fundiário no Maranhão

conflito quilobola morte maranhao

Terça, 04/10/2011 às 18:10



 O trabalhador rural quilombola do Quilombo de Rosário no município de Serrano do Maranhão Valdenilson Borges, de 24 anos, é a mais recente vítima do conflito fundiário no Maranhão. Ele foi barbaramente executado na manhã do último domingo (2), com duas facadas no peito. A informação, no entanto, foi divulgada nesta terça-feira (4) pelo padre Inaldo Serejo, cordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Maranhão.

De acordo com a CPT, o suspeito pelo crime é Edvaldo Silva, que se encontra foragido. Até o presente momento, não houve mobilização da polícia local no sentido de prender o suspeito.

A região de Serrano é uma das áreas do Estado do Maranhão onde há maior incidência de conflitos agrários envolvendo quilombolas e grileiros de terra. É, também, uma das regiões mais pobres do Maranhão, situada no litoral norte do Estado.

A CPT e o Movimento Quilombola da Baixada Ocidental Maranhense (Moquibom) têm denunciado atos de violência contra quilombolas do Maranhão, entretanto, nem o governo federal nem o governo do Maranhão realizam qualquer política a fim de proteger os direitos territoriais dos quilombolas maranhenses.

Fonte: imirante

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: