Geral

Mamografia: conheça os mitos e verdades sobre o exame

mamografia mitos verdades exames

Quarta - 04/02/2015 às 18:02



 São Paulo, fevereiro de 2015 – Apesar da importância do exame na detecção de nódulos e tumores nas mamas, a mamografia ainda não faz parte da agenda anual de exames de muitas das mulheres brasileiras com mais de 40 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, em 2013 o número de brasileiras entre 50 e 60 anos que realizaram o procedimento foi três vezes menor que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados do Instituto Nacional do Câncer ainda apontam que os tumores de mama estão entre as principais causas de óbitos por câncer no mundo, principalmente nas mulheres entre 39 e 58 anos. O diagnóstico precoce pode ser decisivo no sucesso do tratamento. A radiologista e especialista em exames por imagem das mamas do Lavoisier Medicina Diagnóstica, Dra. Maria Helena Siqueira Mendonça, aponta alguns mitos e verdades sobre o procedimento:

1 – A mamografia costuma ser sempre muito dolorida?

Mito. “A dor durante o exame é muito relativa, pois ela depende de vários fatores, como a compressão no momento de obtenção da radiografia, o uso ou não de técnicas adequadas na hora do exame, e até mesmo a fase do ciclo menstrual da paciente, que pode ou não deixar as mamas mais sensíveis”, afirma a médica. Muitas mulheres deixam de fazer o exame com medo de sentir dor. Entretanto, esse desconforto não ocorre em todos os casos. Há mulheres que não sentem dor alguma, e outras que sentem mais incômodo ao realizar o procedimento. Para a especialista, “é preciso lembrar que mesmo com certo desconforto, o exame é rápido e pode ser importantíssimo na detecção precoce de um tumor”.

2 – A radiação do exame é perigosa, por isso é melhor não fazê-lo.

Mito. Embora o aparelho de Raios-X utilizado na mamografia emita radiação, ela não é perigosa se realizada conforme as orientações médicas e com controle de qualidade adequado. A recomendação é que o exame seja feito anualmente, a partir dos 40 anos. A radiação dificilmente implicará em prejuízos à saúde, mesmo nos casos em que a mulher precisa realizar o exame antes dessa idade.

3 – Algumas pessoas na família, como minha mãe e minha tia, desenvolveram câncer de mama. Por isso eu também o terei?

Mito. Pessoas com histórico de câncer de mama na família não implicam necessariamente no surgimento da doença em todas as mulheres da família. Ocorre que este grupo de mulheres têm um risco maior para serem acometidas pela doença e assim, se na sua família vários parentes apresentaram a doença, é importante redobrar a atenção. O seu médico adequará os períodos e os tipos de exames por imagem das mamas de acordo com seu histórico, idade e avaliação do risco pessoal. Para a médica, manter bons hábitos de vida, com uma rotina mais tranquila e equilibrada, exercícios e boa alimentação, podem ajudar. “De fato, a maioria dos diagnósticos de câncer de mama ocorrem em mulheres cujas famílias não possuem casos deste tipo de câncer. Por isso é importante que as mulheres sempre estejam atentas aos sinais do corpo”, lembra a especialista.

4 – É preciso começar a fazer a mamografia antes dos 40 quando alguém próximo da família, como minha mãe ou avó, teve câncer de mama ainda jovem?

Verdade. Quando há um histórico de câncer na família, principalmente em pessoas com parentesco de primeiro grau, como mãe e irmã, é recomendado antecipar a realização anual do procedimento. Segundo a Dra. Maria Helena, “se a mãe da paciente teve um histórico de câncer nas mamas ainda jovem, com 40 anos, por exemplo, recomenda-se que ela comece a fazer a mamografia 10 anos antes da idade que sua mãe tinha quando desenvolveu o quadro. Ou seja, se a mãe teve aos 40 anos, a paciente pode começar a fazer o exame aos 30”, explica. “O que não recomendamos é que a mamografia de rastreamento, (em mulheres assintomáticas), seja feita antes dos 25 anos, inclusive para evitar excesso de radiação em jovens". Entretanto, quando há suspeita alta de câncer, o exame poderá ser realizado em mulheres mais jovens, mesmo com menos de 25 anos, complementa.

5 – A mamografia detecta nódulos com poucos milímetros?

Verdade. O exame é capaz de detectar nódulos a partir de 2 a 3 mm. De acordo com a médica, isso decorre do grande avanço na melhoria da qualidade do exame, afinal, há alguns anos o tamanho mínimo para identificação era em torno de 1 cm. “Essa diferença na detecção e no diagnóstico é essencial para um tratamento efetivo”, enfatiza a especialista.

6 – Embora seja importante realizar a mamografia com frequência, o exame de toque não substitui o procedimento.

Verdade. O autoexame deve fazer parte da rotina das mulheres, independentemente da sua faixa etária. Entretanto, ele não substitui o exame de mamografia. “Normalmente, o autoexame detecta nódulos quando eles já estão em tamanhos maiores, o que pode dificultar ou atrasar o tratamento. Porém, ele é imprescindível, até mesmo para as mulheres mais velhas que já realizam a mamografia anualmente, pois pode detectar mudanças nas mamas que nem sempre podem aguardar até a data do próximo exame para serem percebidas”, finaliza a especialista.


Sobre a mamografia

A mamografia é um exame de Raios-X das mamas, que detecta alterações sugestivas de câncer, em particular em seu estágio precoce, antes de se tornar palpável. A detecção e o diagnóstico precoce de um câncer de mama pode diminuir as chances de morte da paciente em 30% a 70%. As mulheres devem realizar este exame pela primeira vez aos 40 anos de idade e se submeter a controles anuais mesmo acima dos 70 anos, dependendo das condições físicas e eventual doenças concomitantes. Mulheres abaixo dos 40 podem precisar realizar a mamografia em algumas situações, como presença de alto risco familiar ou alterações palpáveis. Após os 70 anos, recomenda-se continuar o rastreamento mamográfico nas mulheres que tenham boas condições de saúde. Já a ultrassonografia não é um método de rastreamento do tumor mamário, mas é um importante adjunto em determinadas condições. A ultrassonografia pode ser o primeiro exame mamário por imagem em mulheres abaixo dos 30 anos que percebem um nódulo palpável, ou nas mulheres grávidas. Também é importante na orientação de punções biópsias de nódulos, que podem ser cistos ou sólidos.

Sobre o Lavoisier

O Lavoisier nasceu há 60 anos em São Paulo e atualmente tem mais de 60 unidades de atendimento na Grande São Paulo e no interior do Estado. Considerado referência em medicina diagnóstica, processa exames clínicos e de imagem com qualidade, confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta. A marca oferece ainda medicina diagnóstica com qualidade a preços acessíveis para quem não tem plano de saúde.

O Lavoisier, Laboratório da Família, é certificado OHSAS 18001, ISO 14001 e ISO 16001, College of American Pathologists (CAP) e National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP), além de acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (NGSP).

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: