Saúde

Maternidade Evangelina Rosa é 1ª na capital a realizar curso de Comunicação Efetiva

A Oficina visa melhorar comunicação entre profissionais e proporcionar melhor qualidade, segurança e assistência ao paciente.

Quinta - 29/09/2016 às 09:09



Foto: Ascom SESAPI Maternidade Evangelina Rosa é 1ª na capital a realizar curso de Comunicação Efetiva
Maternidade Evangelina Rosa é 1ª na capital a realizar curso de Comunicação Efetiva

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) foi o primeiro hospital público de Teresina a oferecer a Oficina de Comunicação Efetiva aos colaboradores. O curso, que contempla a segunda Meta Internacional de Segurança do Paciente, teve início na última segunda-feira (26) e encerrou nesta quarta (28). Cerca de 40 profissionais foram qualificados.

Maternidade Evangelina Rosa é 1ª na capital a realizar curso de Comunicação Efetiva( Foto: Astrid Lages/Ascom Sesapi)

A oficina, que foi ministrada pela ouvidora do SUS da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Margareth Eulálio, e pela jornalista Fátima Oliveira, assessora do Hospital Getúlio Vargas (HGV), teve como objetivo melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde e usuários da maternidade. A atividade funcionou como forma de melhorar a comunicação entre profissionais de saúde de diversas áreas e proporcionar melhor qualidade, segurança e assistência ao paciente.

Na última etapa, os participantes aprenderam a utilização da Ferramenta SBAR (Situação / Cenário / Avaliação / Recomendação).

Para o diretor geral da MDER, José Brito, a iniciativa é importante pois os participantes funcionarão como multiplicadores na Instituição, o que será refletido na qualidade do atendimento para o binômio mãe-filho.

Segundo a ouvidora Margareth Eulálio, a oficina aproxima a Maternidade ainda mais das metas internacionais de segurança do paciente, por entender que a Comunicação Efetiva, segundo ela, é de fundamental importância para prática das demais atividades. Ela destacou que nos ambientes de trabalho, sobretudo em hospitais, as informações devem ser específicas e objetivas para evitar procedimentos inadequados. "A expectativa é que o atendimento comece a apresentar os resultados mais exatos da situação da paciente, a correção de situações verificadas nos prontuários que nem sempre vem escritas de forma correta", explicou a ouvidora.

A jornalista Fátima Oliveira explicou a importância da Comunicação Efetiva. "Os profissionais têm dificuldade de manter a comunicação entre as equipes, mas diálogo e negociação são o ponto de partida para qualidade do cuidado e o entendimento entre as parte", disse.

"Para mim, a Oficina de Comunicação Efetiva serviu pra termos a noção do quanto é importante a comunicação na assistência ao paciente e que a comunicação entre profissionais deve ser feita de forma precisa e completa, além de compreendida por todos na Instituição. Isso será importante também para corrigir erros e na melhoria da segurança do paciente", comentou o técnico em Enfermagem Carlos Augusto Aguiar, que trabalha no Instituto de Perinatologia Social da Mder (IPS). Ele disse ainda que a relação de trabalho entre profissionais deve melhorar de forma significativa. "Depois desse curso, entendi que a comunicação é um processo chave e essas ações são necessárias", completou.

Em função do sucesso da Oficina de Comunicação Efetiva entre os colaboradores, já foi solicitada ao Núcleo de Educação Permanente e Práticas em Saúde (NEEPS) da Maternidade uma nova Oficina que contemplará mais profissionais de outros turnos. A previsão é para novembro deste ano.

Melhorias na Maternidade

Há cerca de quatro meses, a Maternidade Dona Evangelina Rosa passa por um processo de melhoria. Como parte desse momento de mudanças, realizadas com apoio de uma equipe SESAPI e assessoria do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, está incluída, além da melhoria da estrutura e serviços, a capacitação profissional dos cerca de 1500 colaboradores.

Em julho deste ano, a MDER deu início a identificação digital das parturiente, que é a primeira Meta Internacional de Segurança do Paciente. Todas essas etapas contemplam projeto de reestruturação dos hospitais públicos que trabalha, especificamente, as questões de qualidade e segurança dentro das instituições e melhoria de processos, numa parceria do hospital alemão e o Ministério da Saúde, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi – SUS).

Fonte: Ascom SESAPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: