MEC abre prazo para adesão a Fies para pós-graduação

fies adesão mec começa


 O Ministério da Educação (MEC) deu o primeiro passo concreto para estender o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) aos cursos de mestrado e doutorado, ontem(1º). O ministro da Educação, Henrique Paim, autorizou a abertura do prazo para as instituições privadas manifestarem interesse na nova modalidade.

A portaria deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. Esse era um pleito antigo das privadas, que também demandam o Fies para cursos de especialização e graduação à distância.

Segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do total de 203.717 matriculados em pós stricto sensu no ano de 2012, 31.691 (15,5%) eram em instituições privadas. "Sabemos que existe uma demanda importante de financiamento nessa área, especialmente nos cursos de mestrado profissional", disse Paim em evento para assinatura da portaria.

Segundo ele, o sistema para adesão das privadas será aberto na próxima quarta-feira (2). Ele afirmou que o Fies vem se consolidando como política de acesso ao ensino superior, e destacou que atualmente 40% das matrículas nas privadas têm apoio do Governo.

Fies financia até 100% das despesas do curso

O Fies financia de 50% a 100% das despesas do curso. Podem requerer o financiamento os estudantes com renda familiar mensal bruta de até 20 salários mínimos. A partir de 2010, a taxa de juros do programa passou a ser de 3,4% ao ano e o prazo para quitação do financiamento foi definido em três vezes o período financiado, acrescido de um ano.

Assim, um estudante de graduação de quatro anos de duração terá 13 anos para abater a dívida. No ano passado, foram formalizados 556,5 mil contratos.

Fonte: diariodonordeste

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: