Brasil

MEC confirma Enem para dias 3 e 4 e nega boato sobre cancelamento

mec enem confirma

Sábado - 27/10/2012 às 21:10



 O Ministério da Educação informou ontem (26) que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está confirmada para o fim de semana dos dias 3 e 4 de novembro. O ministério informou também que pediu para a Polícia Federal investigar mensagens postadas nas redes sociais Twitter e Facebook sobre um suposto cancelamento da prova.

O MEC disse que enviou à PF um relatório sobre o aumento anormal do tráfego em seu portal nessa quinta-feira (25), dia em que circularam nas redes sociais mensagens com links sobre o cancelamento do Enem em 2009 dando a entender que se referiam a 2012. O ministério sisse também que enviou para a PF o conteúdo postado nas redes sociais a respeito do Enem.

No rastreamento, segundo o MEC, foi constatado que muitos internautas estavam acessando reportagens publicadas em 2009 pelo portal Terra e pelo jornal “O Globo” sobre o cancelamento do exame naquele ano (em 2009, o Enem foi cancelado após vazamento de provas e precisou ser feita uma nova edição).

O ministro da Educação na época era Fernando Haddad (PT), que disputa neste domingo (28) o segundo turno para a prefeitura de São Paulo com José Serra (PSDB).

Início do boato
Segundo o relatório do MEC, o boato teve início a partir de um post do usuário Eden Wiedemann no Twitter com a frase “Vai HADDAD!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem”, e dando link para uma reportagem de 2009 do Terra. De acordo com o ministério, Wiedemann é assessor de mídias sociais da campanha de Serra em São Paulo.

Em reportagem publicada no site do jornal “O Globo”, Wiedermann confirmou ser ligado à campanha de Serra e o conteúdo do post. Mas afirmou que seu post era apenas uma crítica. “Você vai achar na segunda-feira um twitter com esse hoax (mensagem falsa). Eu não fiz hoax. Fiz uma crítica pelo twitter. E eu informo no post em seguida que é de 2009″, disse.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: