\'MEC estuda ampliar número de dias letivos\', diz ministro

período aumento estudo mec


 O Ministério da Educação (MEC) quer aumentar o número de dias letivos do calendário escolar, passando de 200 para 220 dias. A ideia é ampliar gradualmente o tempo das crianças e adolescentes na escola, atingindo o patamar de 220 dias em quatro anos.

O plano do MEC foi tornado público nesta terça-feira (13) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que fez uma palestra na abertura do congresso internacional "Educação: uma Agenda Urgente", promovido pelo Movimento Todos pela Educação.

"Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes", disse Haddad, após sair do evento.

De acordo com o ministro, o MEC já fez reuniões com o Conselho Nacional de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Udime). Haddad disse que o plano ainda está em fase inicial, pois será preciso formar consenso antes de enviar um projeto de lei sobre assunto ao Congresso Nacional.

A ideia de ampliar o tempo de crianças e jovens na escola surgiu a partir de pesquisas. "Estudos têm correlacionado o aprendizado com o tempo que a criança fica exposta no ambiente escolar", afirmou o ministro.

Segundo Haddad, mais recursos para a empreitada deverão vir após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que está na Câmara dos Deputados. O PNE define que sejam destinados 7% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Atualmente, o governo aplica pouco mais de 5% para a área.

Fonte: Mec

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: