Brasil

Médico dá dicas para controlar inchaço nas pernas durante a gravidez

dicas grávidas inchaço pernas

Terça - 01/07/2014 às 20:07



O inchaço de pernas e pés costuma ser um dos problemas mais comuns entre as gestantes. De acordo com o cirurgião vascular José Luiz Cataldo, isso acontece porque as quantidades de estrogênio e progesterona produzidos pela mulher na gravidez causam a dilatação das veias. Além disso, o crescimento do útero exerce compressão nas veias da região pélvica e na veia cava inferior (responsável por drenar o sangue proveniente dos membros inferiores), aumentando a pressão sanguínea nas veias das pernas e influenciando o desenvolvimento das varizes.



"Mesmo quem nunca teve varizes pode desenvolver o problema. Quem já sofre pode ter o mal agravado", alerta Cataldo. Por isso, é importante que a mulher tome certos cuidados para evitar esse desconforto. Beber bastante líquido, evitar o sal, reduzir o uso do salto alto e não ficar muito tempo numa mesma posição ajudam a diminuir os sintomas. Além disso, recomendado nesta fase é o uso de meias de compressão graduada. “O uso diurno e contínuo das meias de compressão graduada causa diminuição do calibre das veias e permite que o sangue flua mais rapidamente, o que melhora a circulação venosa, diminuindo o edema e também a probabilidade de formação de coágulos”, explica o médico.

A SIGVARIS, empresa suíça com mais de 150 anos e líder mundial na terapia de compressão e no tratamento de doenças veno-linfáticas, possui duas linhas de meias especialmente desenvolvidas para as futuras mamães. Elas previnem e/ou tratam varizes, aliviam os sintomas de pernas pesadas, reduzem o inchaço das pernas e acomodam o abdômen sem comprimir. Podem ser usadas desde o início da gestação - e não tem risco para o feto. Além disso, há uma grande variedade de fios, cores, modelos e níveis de compressão.



Meia-calça materna_Preta_Ponteira Fechada.jpgMeia-calça materna_Natural_Ponteira Fechada.jpgAUDACE: essa linha tem compressão de 15-20mmHg, podendo ser adquirida sem prescrição médica. As futuras mamães podem escolher, por exemplo, a meia calça materna, com opção de ponteira aberta ou fechada. Além disso, as gestantes podem escolher ainda os modelos panturrilha (3/4) e meia-coxa, que também atuam na prevenção de inchaços e dores nas pernas típicos da gravidez. A linha AUDACE contém bacteriostático, que inibe o crescimento de colônias de bactérias que causam o mau odor.





PanturrilhaPREMIUM PRETA (com ponteira).jpg
Meia Calça MATERNAComfort_.jpgSELECT CONFORT PREMIUM: A linha é indicada para as grávidas que têm fatores de risco ou que já apresentam sintomas de doenças circulatórias. Com compressão de 20-30 mmHg/30-40 mmHg, as meias são revestidas internamente com uma microfibra especial, que auxilia na transferência da umidade da pele (suor) para o meio externo, oferecendo uma agradável sensação CLIMÁTICA, além de tornar o produto mais sedoso e confortável. Outro diferencial daCONFORT PREMIUM é o calcanhar mais longo e reforçado, que envolve melhor os pés, e excelente elasticidade, que dá mais facilidade ao vestir e retirar a meia. Disponível nos modelos meia calça gestante e também panturrilha (3/4) e meia-coxa.



Dicas para as futuras mamães:

1. Uso de meias de compressão

2. Beber bastante água

3. Evitar o sal

4. Reduzir o uso de salto alto

5. Prática de exercícios físicos regulares

Mais informações sobre a SIGVARIS e todos os produtos oferecidos pela marca podem ser conferidas no site www.sigvaris.com.br.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: