Geral

Médico realiza Mutirão de Parkinson no Ambulatório do Hospital São Mar

Parkinson mutirão sábado teresina

Quinta - 18/04/2013 às 00:04



Será realizado pela primeira vez em Teresina, através do Dr. Kelson Almeida, no Hospital São Marcos, um mutirão de atendimento gratuito para pessoas que sofrem com o Mal de Parkinson, neste sábado, 20 de abril, de 8 às 12h. No mês de Abril, dia 11, foi celebrado o dia do Parkinson. A Associação Brasileira de Neurologia comumente realiza eventos de cunho social em diversos estados do Brasil através de alguns médicos. O dia 11 foi escolhido, em homenagem ao médico inglês James Parkinson , responsável pela descoberta da doença em 1817.

A população será atendida pelo médico juntamente com acadêmicos de medicina que realizam projetos na área e que treinados pelo próprio médico, realizarão triagens nos idosos com base nos protocolos de atendimento geriátrico.

O Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, causada pela deterioração progressiva das células nervosas da parte do cérebro que controla o movimento muscular.

A doença de Parkinson se manifesta em alguns indivíduos devido à degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada “substância negra”. Essas células normalmente produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas, os neurotransmissores, ao corpo. Com a degeneração dessas células o que ocorre é a falta ou a diminuição da dopamina o que passa a afetar os movimentos da pessoa, provocando diversos sintomas tais como: lentidão, tremores, rigidez muscular, desequilíbrio, perda do controle muscular, alterações na fala e na escrita.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: