Especiais

Menina de 7 anos é exemplo de superação na luta contra a leucemia

A rotina hospitalar nunca impediu Maria Fernanda de ser uma criança feliz e cheia de sonhos

Quinta - 13/10/2016 às 13:10



Foto: Arquivo pessoal Maria Fernanda tem 7 anos, e há 5, faz tratamento contra leucemia
Maria Fernanda tem 7 anos, e há 5, faz tratamento contra leucemia

Maria Fernanda tinha apenas dois anos e sete meses quando iniciou o tratamento quimioterápico, hoje ela tem sete anos e continua na luta para vencer a Leucemia Linfoide Aguda (LLA).

Além de ser vaidosa, ela brinca, pula, canta e o que ela mais gosta de fazer é dançar. Para a pequena Maria Fernanda nada a impede de ser uma criança brincalhona e feliz. “A gente não tem que ficar triste, a gente tem que ser feliz e acreditar. Antes eu ficava muito triste quando meu cabelo caía, mas agora eu não me importo, só quero ficar boa mesmo”, diz Maria Fernanda.

“Ela não está nem aí para o que acontece, ela é feliz de qualquer maneira”, afirma Nayranne Cavalcante, mãe de Maria Fernanda.

Maria Fernanda e sua mãe NayranneMaria Fernanda e sua mãe, NayranneFoto: Arquivo pessoal

Vindas de São Luís – MA, Nayranne e sua filha chegaram a Teresina em 2011, quando foi iniciado o tratamento.

“Ela não é de reclamar, ela tira toda essa situação de letra. A única coisa que limita ela é a questão de frequentar a escola e de ter animais, ela ama animais e não pode ter um devido ao problema”, diz Nayranne.

Elas não têm nenhum familiar em Teresina e moram de aluguel em uma quitinete no bairro Piçarra. “Maria vai fazer oito anos agora, no dia 19 de outubro. Infelizmente acho que vamos passar aqui no hospital, este não será o primeiro aniversário dela que a gente comemora no hospital”.

Maria FernandaFoto: Alinny Maria

Achei meu anjo doador

Maria Fernanda

Neste ano, Maria Fernanda encontrou um doador de medula óssea compatível. Com o transplante, Maria Fernanda poderá ficar curada da doença. A família viajou para São Paulo em agosto, para a realização do transplante.

Ao fazer os exames iniciais para o procedimento, os médicos encontraram células cancerígenas e, infelizmente, o transplante teve que ser adiado.

Maria Fernanda retornou ao Piauí para iniciar novas sessões de quimioterapia a fim de destruir todas as células cancerígenas e tentar o transplante novamente. 

“O doador de medula óssea da Maria não é do Brasil, foi encontrado no banco internacional, ele é da Califórnia – EUA. Infelizmente não deu certo, mas com fé em Deus vamos terminar essas quimioterapias para zerar as células e vai dá tudo certo, ela vai realizar todos os sonhos dela”, comenta Nayranne

Questionada sobre seus sonhos, Maria Fernanda diz: “Quando eu crescer quero ser veterinária, quero cuidar dos animais. E também vou fazer muita caridade, vou dar comida para todos os moradores de rua”

Maria FernandaFoto: Arquivo pessoal

Fonte: Alinny Maria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: