Política

Temer levou menos de dez minutos para assumir lugar de Dilma

Temer não discursou no Senado, apenas jurou cumprir a Constituição

Quarta, 31/08/2016 às 19:08



Foto: Reprodução Michel Temer toma posse no Senado Federal
Michel Temer toma posse no Senado Federal

Durou pouco mais de dez minutos a cerimônia de posse do presidente Michel Temer (PMDB), que não discursou no plenário do Senado. O novo presidente apenas cumpriu o cerimonial, jurando cumprir a Constituição. A posse de Temer aconteceu menos de três horas depois dos mesmos senadores terem cassado definitivamente  o mandato da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff.

O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), que votou pelo impeachment de Dilma, deu posse a Michel Temer no cargo de novo presidente da República, em sessão conjunta da Câmara e do Senado.

Aberta a sessão por volta das 16h40 desta quarta-feira (31), ato contínuo foi executado o Hino Nacional. Em seguida, Michel Temer foi declarado empossado no cargo de presidente da República. E, como de praxe, jurou cumprir a Constituição.

"Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", disse, com a mão direita sobre a Constituição Federal. Após Temer assinar o termo de posse, Renan Calheiros encerrou a cerimônia, prestigiada por várias autoridades, inclusive o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

O novo presidente

Michel Temer é jurista especializado em Direito Constitucional. Atuou como parlamentar por cerca de 25 anos, entre mandatos assumidos como eleito e suplente. Foi presidente da Câmara dos Deputados por três vezes e  eleito como vice-presidente junto com Dilma Rousseff em 2010 e depois reeleito em 2014.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: