Brasil

Ministro do Supremo processa ator da Globo que o chamou de corrupto

corrupção Zé de Abreu gilmar mendes processo

Quinta, 18/04/2013 às 12:04



 O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou guerra ao ator José de Abreu, que interpretou o personagem Nilo na novela global Avenida Brasil. Ao justificar ter entrado com uma queixa-crime contra o ator, o ministro disse que Abreu tem “momentos de inconsciência” e “é utilizado como caixa de ressonância”.

Em dezembro, o ator reproduziu na sua conta no Twitter a informação, publicada em 2011 por um jornal de grande circulação, mas logo em seguida desmentida, de que Gilmar Mendes teria contratado o araponga Jairo Martins, o Dadá, ex-agente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e que ficou conhecido pela ligação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

“Não conheço, nunca houve contrato (com Dadá). Era uma mentira, uma invencionice. Mas, então, ele deu a sequência e, na fantasia, inventou agora que eu tinha contrato contra o Dadá. E aí eu fui e entrei com a queixa-crime”, disse o ministro.

Anteriormente, José de Abreu já havia chamado Gilmar Mendes de corrupto também no Twitter. Orientado pelos advogados, o ator se retratou e disse que se equivocou “ao atribuir ao interpelante a pecha de corrupto” e que “não tinha, como não tem, provas para fazer tal afirmação”. A retratação foi aceita pelo ministro do Supremo.

“Ele fez uma afirmação nessa linha de exagero, entrei com uma interpelação e ele achou por bem dizer que não era nada disso, que ele nem sabia o que significava o termo corrupto, o que chega a ser engraçado e mostra o grau de irresponsabilidade ou até do grau de inconsciência que às vezes ele é acometido”, afirmou Gilmar Mendes.

Abreu, que considera se lançar candidato a deputado federal pelo PT em 2014, não foi localizado para comentar o episódio. Gilmar Mendes ainda acrescentou que o ator tem servido como “caixa de ressonância” para ataques à sua integridade.

“Ele voltou à tona depois de ter se humilhado naquela outra ação para dizer que eu tinha contratado o Dadá, que ele foi condenado e por quê que eu não tivera sido. Na verdade, nunca houve isso. Tenho a impressão que há muito tempo ele é utilizado como uma caixa de ressonância no Twitter, faz brincadeira se valendo do valor que se dá para personalidade pública”, disse.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: