MP inicia projeto Lei Maria da Penha nas escolas em Teresina

escolas maria da penha lei MP


Com o objetivo de diminuir os elevados índices de violência contra a mulher no Piauí, o Ministério Público Estadual iniciou, nesta quinta-feira (1), o projeto “Lei Maria da Penha nas Escolas: Desconstruindo a violência, construindo o diálogo”.

A Unidade Escolar Frei Heliodório, localizada no bairro Dirceu Arcoverde I, zona Sudeste de Teresina, é o primeiro centro educacional de Teresina a receber a atividade promovida pelo MP-PI, através do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid).

De acordo com o projeto, durante uma semana, a equipe multidisciplinar do Nupevid - formada pelos promotores de Justiça Francisco de Jesus Lima e Maria do Amparo Sousa, além de assistentes sociais e psicólogos - realizará palestras de capacitação para professores, alunos e familiares em escolas das redes pública estadual e municipal de ensino.

Segundo o coordenador do Nupevid, promotor Francisco de Jesus, a educação deve ser a maior parceira no combate à violência doméstica no Estado, por isso a importância de disseminar a Lei Maria da Penha dentro da comunidade escolar.

“Esse projeto é mais uma forma de buscar mais parceiros e multiplicadores no combate à violência doméstica. Não adianta apenas prender os agressores se não enfrentamos o problema desde o início e, acreditamos, a educação é a raiz para a solução desse problema”, afirma Francisco de Jesus.

A promotora Maria do Amparo Sousa destaca a importância do projeto para aproximar o Ministério Público da sociedade. “Dessa forma podemos ver de perto a realidade das famílias piauienses. Os professores são formadores de opinião e, com uma capacitação adequada, é possível que eles orientem seus alunos para combater a violência contra a mulher”, declara a promotora.

Para a professora Maria do Socorro Rodrigues, da Unidade Escolar Frei Heliodório, a capacitação será uma excelente ferramenta para orientar as crianças e adolescentes contra a violência doméstica. “Infelizmente, muitos alunos têm maus exemplos dentro de casa. Muitos veem os pais agredindo as mães e não sabem o que fazer para ajudar. Essa capacitação, com certeza, é muito importante para orientá-los a auxiliar no bem estar de suas famílias”, comenta a professora.

Já a psicóloga do Nupevid, Cynara Veras, acredita no sucesso do projeto e espera expandi-lo para escolas privadas. “Como é um projeto-piloto temos apenas escolas do Estado e do município de Teresina cadastradas para receber a capacitação. Mas, se obtivermos os resultados que planejamos, vamos implantá-lo também nas escolas da rede privada”, finaliza.

A próxima instituição a receber a capacitação é a Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino, na zona Sul de Teresina, entre os dias 12 e 15 de agosto.

Fonte: MP-PI

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: