Cidade

MP recomenda suspensão de atividades na igreja São Benedito; teto ameaça cair

Atividades devem ficar suspensas até o fim dos trabalhos

Quinta - 27/10/2016 às 20:10



Foto: Divulgação Parte do teto da igreja desabou em setembro
Parte do teto da igreja desabou em setembro

Os promotores Maria Eugênia Gonçalves Bastos e Sávio Eduardo Nunes de Carvalho estiveram nesta quinta-feira, 27, na igreja São Benedito, Centro de Teresina, para verificar as condições estruturais do templo. Em setembro, um dos pontaletes da torre sineira desabou, atingindo teto, forro e bancos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou vistoria técnica, mostrando que outros pináculos também estão sob risco de queda, porque existem muitas rachaduras.

Assim, a 30ª Promotoria de Justiça de Teresina, com o auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), recomendou que a Arquidiocese de Teresina suspenda as atividades no interior da igreja, até a realização de obra de restauro dos danos provocados pelo desabamento.

O Ministério Público observa que os serviços de restauração envolvem equipamentos e máquinas que podem abalar a estrutura do templo, e que a suspensão dos eventos é necessária para garantia da segurança das pessoas. O adro deve ser vedado com tapumes ou grades metálicas, na área de influência dos pináculos remanescentes, para contenção das aglomerações na parte externa da igreja.

A igreja São Benedito exerce um papel marcante no desenvolvimento arquitetônico, religioso e cultural de Teresina. Ela foi tombada e integrada ao patrimônio histórico, artísitico e paisagístico do Piauí, através do Decreto Estadual n˚ 10.663/2011, e tomabado, junto com todo seu acervo, pelo IPHAN. Os sinos foram igualmente tomabados por decreto municipal, para fins de preservação histórica e cultural.

Fonte: MPE/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: