Geral

MPT divulga programação da semana de prevenção de acidentes no trabalh

MPT semana prevenção acidentes

Quarta - 25/04/2012 às 19:04



A semana em que se comemora o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho começou com a inserção do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região no Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho no Estado do Piauí. A assinatura do termo de compromisso pelo presidente do TRT Wellington Jim Boavista aconteceu em evento realizado na última segunda-feira no Fórum Jesus Fernando de Oliveira.

Na ocasião, o chefe do Ministério Público do Trabalho José Wellington Soares falou que “é preciso prevenir os acidentes de trabalho com punições efetivas e exemplares”. A procuradora do Trabalho Maria Elena Rêgo afirmou que os procuradores precisam trabalhar na prevenção de acidentes com a garantia de punição e para isso confiavam na atuação da Justiça do Trabalho. A delegada da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego Paula Mazzulo citou dados preocupantes sobre acidentes de trabalhão no Brasil.

Segundo ela, “cerca de 100 bilhões de reais são gastos por ano pela União em benefícios, atendimento médico, reabilitações e ações judiciais decorrentes de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”. Entre 2008 e 2010, foram registrados 2,3 milhões de acidentes de trabalho no Brasil, que levaram a mais de oito mil mortes e pelo menos 41.798 trabalhadores incapacitados de forma permanente. “A maioria tem entre 20 a 35 anos, no auge da sua força produtiva”, destacou Paula Mazullo.

No Piauí, são notificados três mil acidentes por ano. Com uma média de 25 óbitos anuais. O setor de serviço e a indústria da construção civil são as áreas que mais registram acidentes. Entretanto, tem crescido bastante o número de acidentes relacionados ao setor de telefonia móvel.

Na próxima quinta-feira (26) às 7 horas, 600 operários da construção civil que trabalham na obras de ampliação do Teresina Shopping irão assistir a uma palestra sobre “Prevenção de acidentes no trabalho” ministrada por Flávia Lopes, coordenadora do grupo da construção civil da SRTE.

Na sexta-feira (27), dentro da programação do III Seminário Estadual de Saúde do Trabalhador, a procuradora do Trabalho Maria Elena Rêgo irá ministrar a palestra “Assédio Moral em trabalhadores públicos e privados” às 8h40 no Diferencial Buffet, localizado à Rua São Pedro, 300, Ilhotas. Às 16 horas, acontecerá a palestra “Acidentes de trabalho: situação no Estado do Piauí”, proferida pelo auditor fiscal da SRTE, Francisco Luís Lima.

SOBRE O DIA 28 DE ABRIL - Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids. Doze mil das vítimas são crianças.

Cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho acontecem todos os anos e as doenças relacionadas ao trabalho afetam cerca de 160 milhões de pessoas. Isso representa um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países do planeta.

Fonte: mpt

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: